BrasilSegurança e Defesa Civil

PARA-SAR forma militares do Curso de Comandos de Força Aérea com ênfase em operações especiais

[Imagem: SO Edmilson / Centro de Comunicação Social da Aeronáutica]

No dia 12/07, o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), com sede na Base Aérea de Campo Grande (BACG), realizou a formatura de conclusão do Curso de Comandos de Força Aérea (CCFA). A cerimônia foi presidida pelo Chefe da Subchefia de Preparo Operacional Terrestre, Brigadeiro de Infantaria Alexandre Okada, e pelo Comandante da BACG, Brigadeiro do Ar Eric Breviglieri. O curso teve a duração de 89 dias e foi ministrado em diferentes localidades do país, como Ladário (MT), Rio de Janeiro (RJ), Manaus (AM), Petrolina (PE) e Natal (RN). Seis militares da Força Aérea Brasileira (FAB) concluíram o curso, sendo dois oficiais e quatro graduados.

O Curso de Comandos de Força Aérea tem como principal objetivo capacitar os discentes para missões de operações especiais, abordando diversos temas militares e aeronáuticos, incluindo Reconhecimento Facial, Guiamento Aéreo Avançado, Ação direta e Contraterrorismo, entre outros. Durante o período de três meses, os alunos foram submetidos a atividades em ambientes operacionais variados, como selva, mar, caatinga, pantanal, montanha e área urbana, passando por testes físicos e psicológicos.

Durante a cerimônia de encerramento, o Comandante do PARA-SAR, Major de Infantaria Rafael Dias Ramos Loureiro, parabenizou os militares que concluíram o curso e destacou a importância do perfil psicológico para enfrentar os desafios do treinamento.

Pela primeira vez, o Curso de Comandos de Força Aérea foi coordenado pelo Grupo de Instrução Tática Especializada (GITE), localizado na Base Aérea de Natal, em Parnamirim (RN). O GITE é responsável pelo planejamento e coordenação do curso, que abrangeu fases realizadas em diversos ambientes operacionais, proporcionando uma formação mais completa para os “Pastores”, como são chamados os integrantes do curso.

error: Não é possível copiar.