JustiçaPolíticaRondôniaSegurança

Operação Avatar afasta prefeita e seu marido da prefeitura

O Ministério Público de Rondônia (MPRO), em conjunto com o Centro de Atividades Extrajudiciais (CAEX) e o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), promoveu a Operação Avatar em Guajará-Mirim/RO, cumprindo 6 mandados de busca e apreensão, afastando 2 servidores de seus cargos públicos, além de proibições de acesso a órgãos públicos e contato com vítimas e testemunhas. Segundo fontes, entre os afastados estariam a prefeita e seu marido.

A operação visa obter elementos probatórios para um Procedimento Investigatório Criminal (PIC) em andamento no MPRO. O PIC, autorizado e supervisionado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJRO), investiga possíveis crimes, como nomeação ilegal de servidor, usurpação de função pública, peculato-desvio, peculato de uso de bem público, falsidade ideológica, corrupção passiva, desacato, fraude processual, além de associação criminosa. Os supostos envolvidos incluem agentes políticos, servidores da Prefeitura de Guajará-Mirim e outras pessoas vinculadas ao esquema.

A execução da operação contou com a participação de Promotores de Justiça, Policiais Civis e Militares, Perito Criminal, e servidores do CAEX e GAECO, assim como equipes da 2ª Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO 2), Delegacia Especializada em Repressão a Furtos, Roubos e Extorsões (DERF – Patrimônio), Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (DECCON) e Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Contra a Vida (DERCV – Homicídios).

O nome “Operação Avatar” faz referência à prática identificada no caso, onde pessoas eram colocadas em cargos estratégicos na Prefeitura de Guajará-Mirim como figuras representativas, enquanto as decisões eram controladas pela liderança do esquema.

É importante ressaltar que, até eventual condenação, todas as pessoas são presumidas inocentes.

Com informações da Comunicação do MPRO e outras fontes.

error: Não é possível copiar.