
ראש הממשלה נושא הצהרה מהקריה בתל אביב, על רקע פרוץ מלחמת חרבות ברזל, ביום שבת שמיני עצרת סוכות Prime Minister delivers a statement from the Kirya in Tel Aviv, regarding to the outbreak of Swords of Iron War, on Saturday, Eighth Sukkot assembly
[Foto: Kobi Gideon / Government Press Office]
O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou neste domingo (22) um pronunciamento em apoio ao presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, após os ataques norte-americanos às instalações nucleares do Irã. Segundo Netanyahu, a operação representa um marco histórico que pode abrir caminho para um futuro de “prosperidade e paz”.
“Parabéns, presidente Trump. Sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares do Irã com a força impressionante e justa dos Estados Unidos mudará a história”, declarou Netanyahu.
O primeiro-ministro israelense fez referência à “Operação Rising Line”, conduzida por Israel, afirmando que o país realizou feitos notáveis, mas destacou que a ofensiva dos Estados Unidos foi “incomparável”. Para ele, os Estados Unidos realizaram algo que “nenhuma outra nação na Terra poderia fazer”.
Netanyahu afirmou que a liderança de Trump impediu que o “regime mais perigoso do mundo” obtivesse “as armas mais perigosas do mundo”. Em sua visão, a decisão norte-americana marca um “ponto de inflexão histórico” que pode levar o Oriente Médio — e outras regiões — a uma nova era de estabilidade.
“Trump e eu costumamos dizer: paz através da força. Primeiro vem a força, depois a paz. E esta noite, o presidente Trump e os Estados Unidos agiram com muita força”, afirmou o líder israelense.
No encerramento da fala, Netanyahu agradeceu ao presidente norte-americano em nome do povo de Israel, declarou que as “forças da civilização” também o agradecem e reafirmou a aliança entre os dois países. “Deus abençoe os Estados Unidos, Deus abençoe Israel e que Deus abençoe nossa aliança inabalável, nossa fé inquebrantável.”
O pronunciamento ocorre após os bombardeios anunciados pelos EUA na noite de sexta-feira (21), que, segundo o presidente Trump, destruíram completamente as instalações nucleares iranianas de Fordo, Natanz e Esfahan. A operação foi descrita por Trump como um “sucesso militar espetacular”.
O governo iraniano, por sua vez, afirmou que não iniciou o conflito, mas prometeu responder caso a agressão continue. O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou que o país segue comprometido com a diplomacia, mas que responderá de forma decisiva se necessário.