Médicos Sem Fronteiras (MSF) condena ataque a comboio em Gaza durante tentativa de evacuação
A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) divulgou uma nota condenando veementemente um ataque a um comboio que tentava evacuar funcionários de MSF e familiares de Gaza. O incidente resultou na morte de um familiar de um integrante da equipe de MSF e deixou outro ferido.
O comboio, composto por cinco veículos claramente identificados como pertencentes à organização, tentava evacuar 137 pessoas, incluindo funcionários palestinos da equipe de MSF e 65 crianças, que estavam encurraladas há uma semana em instalações da MSF próximas ao hospital Al Shifa. O grupo estava sob fogo cruzado devido aos confrontos na região.
A MSF informou ambos os lados do conflito sobre a movimentação do comboio e seguiu o itinerário indicado pelo exército israelense. Após esperar horas sem autorização para passar por um posto de controle, o comboio decidiu retornar às instalações da MSF. No caminho de volta, entre 15h30 e 16h, o comboio foi atacado na rua Al Wehda, resultando na morte de um familiar e em um ferido.
A organização MSF apela novamente por uma evacuação urgente de sua equipe e de milhares de outras pessoas encurraladas no norte de Gaza, sob condições terríveis. Além disso, MSF solicita um cessar-fogo imediato como a única maneira de implementar corredores para evacuar civis de maneira segura. A situação destaca a urgência da busca por soluções que garantam a segurança e o bem-estar da população civil em meio ao conflito.