EducaçãoMeio AmbienteRio Grande do Sul

MEC autoriza flexibilização do calendário escolar no Rio Grande do Sul devido às chuvas

[Foto: Mauricio Tonetto / Secom]

O Ministério da Educação (MEC) concedeu, nesta sexta-feira (10/05), autorização para a flexibilização do calendário escolar no Rio Grande do Sul, em resposta às fortes chuvas que assolaram o estado. A medida será regulamentada por uma resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) e irá orientar tanto escolas públicas quanto privadas da educação básica e superior quando as aulas forem retomadas.

As atividades escolares foram suspensas na semana passada, quando o estado decretou situação de calamidade devido às inundações causadas pelas intensas chuvas, sem previsão de retorno.

Conforme as diretrizes estabelecidas pelo MEC, as escolas terão permissão para compensar o tempo perdido no próximo ano letivo, podendo adotar a modalidade de currículo ininterrupto de duas séries ou anos escolares consecutivos. Além disso, as atividades letivas poderão ser realizadas em espaços alternativos.

Outra medida autorizada pelo MEC foi a prorrogação, por até dois anos, dos prazos para entrega do trabalho de conclusão de curso pelas faculdades.

O ministério não recomendou a continuidade do ensino remoto, levando em consideração que muitos alunos foram prejudicados pela falta de energia elétrica e de acesso à internet.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 1 mil escolas foram danificadas pelas chuvas, em um total de 2,3 mil instituições de ensino no estado. As chuvas causaram a morte de pelo menos 116 pessoas, e outras 143 estão desaparecidas, afetando quase 90% das cidades do estado, segundo ifnromações do último boletim divulgado pela Defesa Civil estadual.

error: Não é possível copiar.