Mais de 18,5 milhões de estudantes participam da primeira fase da 19ª OBMEP
[Foto: Ilustrativa / LensGo]
Nesta terça-feira (04/05), mais de 18,5 milhões de alunos deram início à primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O evento, organizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), registrou um recorde de participação, com 56.516 instituições de ensino de 5.564 cidades inscritas, cobrindo 99,9% dos municípios brasileiros.
A competição é dividida em duas fases. Na primeira, realizada hoje, os alunos responderão a uma prova de 20 questões de múltipla escolha, adaptada a três níveis diferentes conforme o grau escolar. O exame, com duração de duas horas e 30 minutos, será aplicado e corrigido pelas próprias escolas seguindo as diretrizes do Impa. Alunos com necessidades especiais terão um tempo adicional de uma hora. O resultado dos classificados para a segunda fase será divulgado em 2 de agosto, com a prova subsequente marcada para 19 de outubro.
O diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, destaca o papel da competição na identificação de talentos em todo o país. “Este novo ciclo de realização da OBMEP, com maior adesão de escolas e municípios, ocorre ao mesmo tempo que o IMPA Tech, a graduação do IMPA, dá seus primeiros passos, com uma turma majoritariamente egressa da olimpíada”, disse o diretor-geral.
Segundo informações do Impa, as escolas no Rio Grande do Sul, afetadas pelas enchentes, receberam suporte especial da coordenação da Obmep para garantir a participação dos alunos.
A Obmep premia separadamente alunos de escolas públicas e privadas. Os estudantes das instituições públicas concorrem a 6,5 mil medalhas e até 45 mil certificados de menção honrosa, enquanto os de escolas privadas disputam 1,95 mil medalhas e até 6 mil certificados. Os medalhistas de ouro, prata e bronze têm a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.), recebendo uma bolsa de R$ 300.
Obmep
Promovida pelo Impa com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e financiada pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Educação (MEC), a Obmep visa estimular o interesse pela matemática e descobrir jovens talentos na disciplina. A lista dos premiados será divulgada em 20 de dezembro no site oficial da olimpíada.
*Com informações de IMPA