Lula propõe canal de reclamações do governo federal semelhante ao 190
[Foto: Roque de Sá / Agência Senado]
Durante um evento nesta segunda-feira (22/04), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu a criação de um canal de reclamações do governo federal, visando proporcionar uma via de comunicação direta entre os cidadãos e as autoridades. Lula comparou essa proposta a um serviço de emergência, como o 190, para que as pessoas pudessem expressar suas queixas caso se sentissem desatendidas ou insatisfeitas com os programas governamentais.
“A gente deveria criar uma espécie de um 190, de um 180, um telefone para que as pessoas pudessem telefonar e se queixar se as coisas não estão acontecendo. Porque muitas vezes as pessoas não têm a receptividade que elas imaginavam que iriam ter [no acesso a programas] e não têm para quem reclamar”, afirmou o presidente.
Lula enfatizou a importância de oferecer um canal onde as pessoas pudessem expressar suas angústias e encontrar um espaço para serem ouvidas. Ele ressaltou que é essencial evitar que os cidadãos recorram a métodos menos eficazes, como xingamentos, e garantir que haja um local apropriado para receber e resolver as reclamações da população.
“Então, ao invés de ficar xingando a gente, é importante que a gente tenha pelo menos um ouvidor para que as pessoas possam se queixar. Preciso que tenha um lugar para o povo colocar para fora as suas angústias”, acrescentou.
A declaração do ex-presidente Lula foi ocorreu durante o lançamento do Programa Acredita, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília. Durante o evento, Lula assinou a Medida Provisória que institui o programa, com o objetivo de facilitar o acesso ao crédito no país e oferecer suporte aos Microempreendedores Individuais (MEIs) e às micro e pequenas empresas.