Justiça Eleitoral suspende conta de Pablo Marçal no Instagram por 48 horas
O juiz eleitoral das garantias da capital, Rodrigo Capez, determinou a suspensão da conta do candidato à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), na rede social Instagram por 48 horas. A plataforma deve cumprir a decisão no prazo de 2 horas. A medida foi tomada após uma notícia-crime apresentada por Guilherme Boulos, também candidato à prefeitura, em razão de um vídeo publicado por Marçal.
No vídeo, Boulos é acusado de ser usuário de drogas e de ter sido internado em uma clínica em meio a um surto psicótico. O candidato do PSOL alega que o laudo médico apresentado por Marçal, que sustenta tais acusações, é falso.
Acusações e decisão judicial
Segundo o juiz Capez, o caso envolve fatos concretamente graves, que ocorreram às vésperas da eleição, com potencial de influenciar os eleitores. A decisão menciona que o documento médico apresentado teria sido falsificado, apontando que Boulos seria dependente químico e estaria em surto psicótico grave, com delírios persecutórios e ideias homicidas. O magistrado identificou indícios de crimes previstos no Código Eleitoral, o que justificou a decisão pela suspensão temporária da conta de Pablo Marçal.
A situação acontece em um contexto de acirrada disputa eleitoral em São Paulo, com Boulos concorrendo pela coligação Amor por São Paulo, formada por partidos como PSOL, PT, PC do B, PV e PDT.