Meio AmbienteRio de Janeiro

INEA registra imagens de onça-parda em Parque Estadual Cunhambebe, na Costa Verde

[Foto: Divulgação / INEA]

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) registrou em junho deste ano imagens de uma onça-parda (Puma concolor). O registro aconteceu dentro dos limites do Parque Estadual Cunhambebe (PEC), localizado na região da Costa Verde fluminense. A onça-parda possui, atualmente, uma população naturalmente baixa, sendo um dos animais ameaçados de extinção, devido ao avanço das atividades humanas em seu habitat natural.

A unidade de conservação onde foram registradas as imagens do segundo maior felino das Américas é administrada pelo INEA e possui uma área de 38.053 hectares, abrangendo partes dos municípios de Mangaratiba, Angra dos Reis, Rio Claro e Itaguaí.O monitoramento dos animais na área da unidade é realizado por meio de armadilhas fotográficas, responsáveis por auxiliar a equipe do Parque na supervisão da qualidade ambiental da fauna local.

Segundo o INEA, o aparecimento da espécie na unidade de conservação evidencia que o ecossistema da região está saudável, uma vez que a onça-parda ocupa o topo da cadeia alimentar. Além disso, de acordo com o órgão, a presença do animal indica que o ambiente local oferece condições adequadas para a sua sobrevivência.

Para o presidente do INEA, Philipe Campello, o aparecimento do felino mostra a importância do trabalho desenvolvido no local.

“Registros como esse nos deixam muito animados, pois indicam que nosso trabalho de conservação do local está no caminho certo. Esta é uma espécie protegida por lei e ver nossa biodiversidade saudável e ocupando seu espaço de direito é motivo de muita alegria e orgulho para nós”, disse o presidente do INEA.

A onça-parda, também conhecida como Sucurana e Leão-baio, alimenta-se de animais silvestres de diferentes tamanhos e exerce um papel vital na manutenção e integridade dos ecossistemas onde ocorre.

Segundo o INEA, a espécie possui a capacidade de adaptação a vários ambientes, incluindo desertos quentes e altiplanos andinos.

Confira a matéria acima na edição do Gazeta Expressa Kids de 02 de julho.

Veja também: Pumas são filmadas no Parque Estadual dos Três Picos

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.