Inea recebe 96 câmeras para fiscalização ambiental
[Foto: Fabiano Veneza / Governo do RJ]
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recebeu, na última segunda-feira (01/04), 96 câmeras corporais portáteis e de GPS veicular, marcando um avanço no Programa Estadual de Transparência em Ações de Segurança Pública, Defesa Civil, Licenciamento e Fiscalização.
Com um investimento total de R$ 1,2 milhão, o contrato prevê a aquisição de 142 câmeras, que serão distribuídas entre os agentes da Diretoria de Pós-licença e Fiscalização do Inea, bem como nas oito superintendências regionais do instituto.
O governador do estado, Cláudio Castro, destacou a importância da medida para garantir a segurança tanto dos servidores responsáveis pela fiscalização quanto dos cidadãos impactados pelas atividades monitoradas. “Esta ação de colocar câmeras no Inea é para proteger o bom servidor e o cidadão. Os servidores que vão lá fazer a sua fiscalização e melhorar o ambiente do nosso estado e também quem será fiscalizado. A transparência na ação pública é fundamental. A tecnologia, a transparência e os bons métodos são um caminho sem volta “, afirmou.
Com a implementação das câmeras, as operações de fiscalização ambiental poderão ser acompanhadas em tempo real pela corregedoria, presidência e diretorias do Inea, com acesso via Web Browser pelo gestor online. Além disso, está previsto o armazenamento das imagens por diferentes períodos, variando de um ano para gravações marcadas como ocorrências até 60 dias para capturas de imagens de rotina. Operações consideradas sensíveis terão a guarda permanente das imagens.
Para o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, esse investimento reforça o compromisso do governo com a proteção dos patrimônios naturais e com a promoção da sustentabilidade de forma responsável e em conformidade com a legislação vigente.
“O dia de hoje marca um passo importantíssimo para o Inea, pois ferramentas como essa surgem para garantir ainda mais transparência e efetividade nas fiscalizações ambientais. Esse investimento também demonstra o compromisso do Governo do Estado com a proteção dos nossos patrimônios naturais, além do empenho pela promoção da sustentabilidade de forma responsável, íntegra e consoante com a legislação vigente”, disse o secretário
Renato Jordão, presidente do Inea, destacou a distribuição das câmeras pelo estado, incluindo a capital, como um passo importante rumo a um futuro mais sustentável para as próximas gerações.
“Com transparência, responsabilidade e dedicação, estamos construindo um futuro mais sustentável para as próximas gerações”, finalizou Jordão.