Inea fecha lixão clandestino em Araruama após denúncia; proprietário será autuado
[Foto: Richard Souza / AEF]
Uma ação de fiscalização realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio da Superintendência Lagos São João, teve como alvo um lixão clandestino no município de Araruama, na Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (25/04). A operação foi desencadeada após o órgão ambiental receber uma denúncia.
Após investigação, os técnicos do Inea vistoriaram a área denunciada, localizada no Distrito de São Vicente, e constataram a disposição irregular de resíduos sólidos urbanos e da construção civil em uma área de aproximadamente 12 hectares, equivalente a 12 campos de futebol.
Apesar de ser uma propriedade particular, foi observada supressão de vegetação e aterramento do solo. Embora não houvesse ninguém presente durante a fiscalização, a equipe conseguiu identificar o proprietário, que será autuado pela disposição irregular de lixo, e será notificado a apresentar a Autorização Ambiental para supressão de vegetação. A entrada da propriedade foi lacrada pelos técnicos do Inea.
O secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi, destacou a importância da participação da sociedade na denúncia de crimes ambientais e afirmou que as ações de fiscalização continuarão em todo o estado.
“A ação de hoje foi deflagrada com a ajuda da sociedade, que contribuiu com a pasta ambiental denunciando crimes ambientais. Vamos continuar atuando de forma ostensiva em todo o estado”, disse o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
*Com informações de INEA