Inaugurado o Impa Tech: Novo curso de graduação em matemática da tecnologia e inovação
[Foto: Luís Fortes/MEC]
Na terça-feira, 2 de abril, o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, acompanhado pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou da inauguração do Impa Tech, o primeiro curso de graduação do renomado Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro (RJ). A cerimônia ocorreu no galpão do Porto Maravalley, zona portuária da cidade, marcando o início do primeiro período do bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação.
O Presidente Lula enfatizou a importância da educação como um direito universal e destacou os investimentos na área como uma ferramenta essencial para combater o negacionismo. “Todo estudante tem o direito de ter a oportunidade de chegar em uma universidade e ter um diploma de doutor. Educação não é privilégio para ricos, mas sim direito de todos”, ressaltou.
O Impa Tech é um curso de graduação financiado pelo governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e conta com a parceria da Prefeitura do Rio de Janeiro. Para o ano de 2024, está previsto um investimento de R$ 18,7 milhões, com um montante total de R$ 158,3 milhões nos próximos três anos.
O Ministro Camilo Santana afirmou que o investimento visa garantir que os alunos tenham toda a estrutura necessária para focar nos estudos, incluindo alojamento estudantil e apoio financeiro. O curso, gratuito, tem como objetivo capacitar estudantes de todo o país para ingressarem no mercado de tecnologia e inovação.
A ministra Luciana Santos ressaltou a importância de capacitar jovens em tecnologia e inovação para suprir a demanda crescente por profissionais qualificados. “Um curso gratuito e democrático como o Impa Tech vai projetar talentos e capacitar estudantes de forma efetiva na área de tecnologia e inovação”, destacou.
A graduação, que possui quatro anos de duração, destina 80% das vagas para estudantes com melhor desempenho em cinco olimpíadas do conhecimento e reserva 20% para a nota de matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os alunos terão a oportunidade de escolher entre diferentes ênfases, como Matemática, Ciência da Computação, Ciência de Dados e Física.
O Impa Tech, localizado estrategicamente no Porto Maravalley, hub de inovação da cidade, oferecerá aos alunos um ambiente propício ao desenvolvimento de novas tecnologias, cercado de startups e empresas do setor. Com isso, o instituto busca promover uma formação teórica e prática sólida em Matemática da Tecnologia e Inovação para preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
O Impa Tech foi credenciado como instituição de educação superior e autorizado para suas atividades pelo Presidente Lula e pelo Ministro Camilo Santana em dezembro de 2023, por meio de portaria oficial. A iniciativa representa um marco histórico na educação brasileira e uma contribuição significativa para o desenvolvimento do país.