BrasilSaúde

Governo Federal lança medidas para reduzir espera no SUS

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Aline Souza / AN]

O Governo Federal anunciou medidas para diminuir o tempo de espera para tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS), com o lançamento do programa Mais Acesso a Especialistas. O programa visa ampliar a oferta de atendimento, incluindo a telessaúde, sistema de prestação de serviços de saúde a distância, utilizando tecnologias da informação e comunicação.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Mais Acesso a Especialistas permitirá um diagnóstico mais rápido e tratamento adequado, concentrando a atenção no paciente e suas necessidades. O ponto inicial de atendimento continuará sendo os postos de saúde, com equipes de saúde da família revisando o cadastro de pacientes para garantir atendimento de qualidade e um acompanhamento territorial focado nas particularidades de cada região do país.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, ressaltou a importância do monitoramento ativo das ações e a relevância do SUS Digital para avaliar o atendimento de forma integrada e com reforço na visitação às casas das famílias, visando alcançar 80% de cobertura com atendimento de qualidade.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento de lançamento do programa, enfatizando a necessidade de orientação para a população mais pobre e periférica, e incentivando a vacinação contra a gripe como medida preventiva.

A telessaúde, integrada ao SUS Digital, é uma ferramenta essencial nessa nova visão de cuidado, permitindo consultas online e análise de diagnósticos por especialistas, o que facilita o acesso da população a serviços especializados, principalmente em regiões remotas.

Além disso, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo ‘Meu SUS Digital’, que permite que cada cidadão e profissional de saúde monitore o ciclo de cuidado do SUS, emitindo a carteira de vacinação completa, o documento para retirada de absorventes pelo Farmácia Popular e acompanhando em tempo real a fila de transplantes.

Outra medida anunciada foi a ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, com mais equipes disponíveis até às 22 horas, além do aumento do número de Equipes de Saúde da Família, Equipes de Saúde Bucal e equipes multiprofissionais, visando alcançar 80% de cobertura de acesso e atendimento de qualidade na Atenção Primária.

O programa Mais Acesso a Especialistas também visa aumentar o número de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS, com a meta de realizar 1 milhão de cirurgias a mais em 2024, dobrando o investimento para R$ 1,2 bilhão destinado aos estados e municípios para esse fim.

Essas medidas fazem parte de um esforço conjunto do Governo Federal para melhorar o acesso da população brasileira a serviços de saúde de qualidade, promovendo um atendimento mais integrado e eficiente no SUS.

Com informações da Agência Gov.

error: Não é possível copiar.