Rio de JaneiroSaúde

Governo do RJ e Prefeitura anunciam medidas para enfrentamento da COVID-19

[Foto: Divulgação Twitter/ GovRJ]

O Governador em exercício do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, e o Prefeito Marcello Crivella, participaram de coletiva de imprensa, na tarde desta sexta-feira (04/12), para anunciar as próximas medidas de enfrentamento à COVID-19 no município e no estado.

Na quinta-feira (03/12), o Governador e o Prefeito já haviam se reunido por cerca de duas horas no Palácio Guanabara, para definir sobre o retorno das medidas de isolamento social no município.

Durante a coletiva de hoje, foi anunciado a abertura de mais leitos de UTI e enfermaria nas unidades de saúde.

Serão mais de 300 para a rede de saúde do estado, e 170 leitos de enfermaria e 50 de UTI para atender o município do Rio de Janeiro.

Na quinta-feira (03/12), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) registrou 365.185 casos de pessoas infectadas com o novo Coronavírus, sendo 22.891 óbitos em todo o estado. Na cidade do Rio foram registrados 142.231 casos confirmados e 13.465 vitimas da doença.

Leia também: Fiocruz alerta para “colapso” no sistema de saúde do Rio de Janeiro

O prefeito Marcello Crivella, afirmou que as escolas serão fechadas, devido ao aumento de casos no município. De acordo com Crivella, a decisão atende um pedido do Comitê Científico e do Ministério Público que já haviam sugerido o fechamento de escolas como uma das ações de combate à pandemia no município.

“As escolas municipais nós estamos interrompendo, esperando que a gente consiga controlar essa curva e ela volte a uma estabilidade”, afirmou o Prefeito.

Além do fechamento de escolas, entre as medidas sugeridas pelo Comitê Científico estão a proibição de banhistas em praias, o fechamento mais cedo de restaurantes e bares, a fiscalização de estações do BRT e do metrô, com o objetivo de tornar obrigatório o uso de máscara de proteção.

Crivella lembrou, ainda, que os tomógrafos do município, utilizados para realizar exames de imagem, estarão em funcionamento 24 por dia para atender os pacientes.

O Governador ressaltou o trabalho em equipe com a Prefeitura, para atender a “quatro pilares”: Transparência, Reabertura de Leitos, Conscientização da População e Fiscalização.

Claudio Castro lembrou, ainda, da necessidade da população em utilizar máscaras de proteção, manter o distanciamento e o uso de álcool gel para que aja um “retrocesso”.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.