Feira Intercultural Indígena será realizada neste final de semana no Rio
Este fim de semana, o Museu da República, localizado no Catete, zona sul do Rio de Janeiro, será palco da Feira Intercultural Indígena. No local, estarão mais de 300 indígenas, representando mais de 30 etnias do estado. O evento acontece nos dias 20 e 21 de abril e a entrada é gratuita.
Organizado pela Associação Indígena Aldeia Maracanã, A Feira Intercultural Indígena tem como objetivo, celebrar o Dia dos Povos Indígenas, oficialmente comemorado em 19 de abril. Com atividades culturais diversas, como danças e cantos tradicionais, pinturas corporais, contação de histórias, venda de artesanato, oficinas, rodas de conversa e debates, a feira promete oferecer uma imersão na rica cultura dos povos originários.
Entre as etnias representadas na feira estarão:
– guarani;
– pataxó;
– tukano;
– puri;
– fulni-ô;
– kaingang;
– guajajara;
– ashaninka;
– tikuna;
– tupinambá;
– baniwa;
– waurá;
– kamayurá;
– yawalapiti;
– kayapó;
– mehinako;
– pankararu;
– kariri-xocó;
– karajá;
– potiguara;
– sateré mawé;
– bororo;
– huni-kuin;
– shanenawa;
– kadiwéu;
– kambeba;
– kichua;
– anambé;
– maraguá e
– goitacá.
Além de celebrar a cultura indígena, a feira também abrirá espaço para reivindicações. Durante os dois dias de evento, os organizadores planejam coletar assinaturas para a campanha Restauro Já, que exige do governo estadual o compromisso assumido de criar o Centro de Referência da Cultura Viva dos Povos Indígenas, no local onde antes estava situada a Aldeia Maracanã.
A Aldeia Maracanã ocupava um terreno e um prédio histórico próximo ao estádio homônimo, na zona norte do Rio de Janeiro. Em 2013, os indígenas foram retirados do local por ordem judicial, mas desde então lutam pelo restauro e preservação do espaço.
Atualmente, de acordo com o Censo 2022 do IBGE, o Brasil possui cerca de 1,69 milhão de indígenas, representando 0,83% da população. No estado do Rio de Janeiro, há aproximadamente 16.994 indígenas. O país abriga atualmente 274 idiomas indígenas diferentes, destacando sua riqueza linguística e cultural.