FAB Conduz Investigação e Auxilia no Transporte de Vítimas de Acidente Aéreo da VOEPASS, em Vinhedo (SP)
[Foto: Bruno Batista / FAB]
No dia 9 de agosto, uma aeronave da companhia VoePass, matrícula PS-VPB, caiu em Vinhedo, São Paulo, com 62 pessoas a bordo. A Força Aérea Brasileira (FAB), através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), mobilizou uma equipe especializada para conduzir a Ação Inicial de investigação do acidente.
O Chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, em conjunto com os diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Luiz Ricardo de Souza Nascimento e Ricardo Catanant, conduziu uma coletiva de imprensa em Brasília, informando sobre o andamento da investigação. Os investigadores chegaram ao local do acidente em Vinhedo no dia 9 de agosto e, na manhã seguinte, os gravadores de voo, conhecidos como caixas-pretas, foram transferidos para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília.
De acordo com o Brigadeiro Moreno, os dados de voz e de voo da aeronave foram gravados com sucesso. A análise dos diálogos na cabine e os dados de voo está em andamento, utilizando ferramentas avançadas de análise espectral e conversão de dados binários em unidades de engenharia. Essa investigação, que exige meticulosidade e precisão, pode demandar tempo variável, conforme a complexidade das questões a serem respondidas.
No domingo, 11 de agosto, a CENIPA iniciou a remoção dos motores da aeronave, acompanhada por representantes das agências de investigação de acidentes aéros da França e do Canadá. Os motores foram transferidos para as instalações do SERIPA IV, em São Paulo, onde serão analisados.
Com a conclusão da Ação Inicial no dia 12 de agosto, a investigação avança para a fase de Análise de Dados, onde serão examinadas todas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e fatores humanos. Um Relatório Preliminar com dados factuais do acidente está previsto para ser divulgado em 30 dias. A conclusão da investigação, no entanto, dependerá da complexidade do caso.
Além disso, a FAB disponibilizou a aeronave KC-390 Millennium para o transporte das urnas funerárias das vítimas do acidente. A aeronave está na Base Aérea de São Paulo, aguardando as liberações oficiais para seguir ao Aeroporto de Cascavel (PR), onde serão entregues as urnas.
FAB realiza extração de dados de caixas-pretas da aeronave
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), realizou a extração das informações dos dois gravadores de voo, popularmente conhecidos como caixas-pretas, do Cockpit Voice Recorder (CVR – gravador de voz da cabine) e do Flight Data Recorder (FDR – gravador de dados de voo) da aeronave de matrícula PS-VPB, envolvida no acidente aeronáutico em Vinhedo (SP), na última sexta-feira (09/08).
Os equipamentos foram encaminhados, na manhã do último sábado (10/08), para o Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília (DF), onde uma equipe técnica especializada realiza uma atividade minuciosa voltada à extração, obtenção e análise de dados de componentes de última geração embarcado nas principais frotas da aviação mundial.
Segundo o chefe do CENIPA, Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno, por meio dos recursos do LABDATA, certificou-se que as caixas-pretas gravaram com sucesso os dados de voz e de voo referente à ocorrência em Vinhedo (SP). “Com relação ao CVR, está sendo realizado um estudo minucioso dos diálogos e sons estabelecidos na cabine e com o controle do espaço aéreo. Ainda, por meio do CVR, devem ser identificados os possíveis alarmes sonoros, cuja pesquisa pode requerer, se necessário for, uso de software de análise espectral do som. Por meio do FDR, já no início do processo, busca-se, após a extração e obtenção das informações gravadas nas caixas-pretas, a conversão dos dados eletrônicos binários em unidade de engenharia”, explica.
À medida que a investigação avançar, os especialistas do LABDATA irão validar, por demanda, todos os parâmetros requeridos pela Comissão de Investigação. O trabalho de validação é realizado por meio de recursos tecnológicos físicos e lógicos de última geração, associados à documentação referente às atualizações de serviços, de componentes e de sensores presentes na aeronave envolvida no acidente. “Naturalmente, o trabalho requer qualificação excepcional de Recursos Humanos, demandando-se meticulosidade e precisão em todo processo, o que pode demandar uma grande variabilidade de tempo de resposta às indagações atinentes à investigação”, concluiu o Brigadeiro.
Com a conclusão da Ação Inicial, em Vinhedo (SP), nessa segunda-feira (12/08), a investigação agora avança para a fase de Análise de Dados. Neste estágio, serão examinadas as atividades relacionadas ao voo, o ambiente operacional e os fatores humanos, bem como um estudo pormenorizado de componentes, equipamentos, sistemas, infraestrutura, entre outros.
O CENIPA reitera a intenção e previsão de divulgar, no prazo estimado de 30 dias, o Relatório Preliminar com dados factuais do acidente aeronáutico.
Com informações da Comunicação da FAB.