Agenda culturalEventos, Lazer e TurismoGastronomiaRio de Janeiro

Expo Cakes Brasil 2023 reuniu amantes da confeitaria no Rio de Janeiro

[Foto: Richard Souza / GE]

O Rio de Janeiro foi palco de uma das maiores feiras de confeitaria, panificação, gastronomia e artesanato do país entre os dias 19 e 22 de outubro. A 12ª edição da Expo Cakes Brasil, com o tema do Carnaval, reuniu amantes dos sabores doces e salgados no Riocentro, localizado na Zona Oeste da cidade.

A programação incluiu diversas atividades, como apresentações de bolos decorados e aulas ministradas por renomados chefs confeiteiros, que buscaram compartilhar ainda mais conhecimento com todos que passaram pelos corredores do Pavilhão 2 do Riocentro.

Esta foi a primeira vez que o evento aconteceu no Riocentro, e, de acordo com a organização, o local já está confirmado para a edição de 2024. Ao longo dos quatro dias, aproximadamente 50 caravanas de diferentes partes do país visitaram o espaço, e, para Soraya de Souza Lima, promotora da Expo Cakes, o evento superou as expectativas.

“Muito além das nossas expectativas. Esse evento está na 12ª edição e a cada ano aumenta mais a quantidade de expositores, a quantidade de visitantes. Ano passado, a nossa edição foi no Expo MAG no centro da cidade, mas já foi difícil agregar as pessoas todas e esse ano é a nossa primeira vez aqui no Riocentro e foram 50 caravanas e a gente acredita que o número ultrapassou a nossa expectativa”, declarou.

Uma das novidades deste ano foi a introdução da “Oficina Kids”, proporcionando um espaço adequado para que os pais pudessem deixar seus filhos enquanto aproveitavam a feira. Um exemplo é Paulo Roberto, do Rio de Janeiro, que visitou o evento pela primeira vez com sua esposa e filho. Ele explicou que a família adora cozinhar, e o espaço dedicado às crianças permitiu que eles participassem da feira de forma despreocupada, enquanto Eduardo se divertia.

“Uma experiência muito agradável, porque nós vamos ter mais tempo para se dedicar à feira, de olhar o que os representantes estão mostrando para nós e poder deixar meu filho aqui em um momento muito agradável, ele está curtindo muito”, disse o jornalista e pai de Eduardo.

Na Oficina Kids, as crianças foram convidadas a preparar, decorar e saborear sobremesas que encantaram tanto os olhos quanto o paladar. Eduardo, por um dia, tornou-se um chef confeiteiro e compartilhou que a parte mais divertida foi criar e saborear a tortinha que preparou junto com os amigos.

“Ela era comestível, então quando a gente fez e a tia pediu para a gente tirar foto, ela tirou e depois que ela tirou, eu fui comer e estava muito gostoso”, afirmou o estudante de 9 anos.

Ao longo dos quatro dias de evento, diversos confeiteiros e confeiteiras apresentaram suas criações. Mel, vinda do Rio Grande do Sul, surpreendeu os visitantes com doces à base de brownies, incluindo o inovador “bom-bom de brownie” com erva-mate, típica da região sul do Brasil. Ela explicou que os sabores dos doces combinavam com a erva-mate, tradicionalmente utilizada no famoso chimarrão.

“Ele é o bombom de brownie recheado. Normalmente, eu uso alguma combinação que fique legal”, explicou a confeiteira.

Além de açúcar e sal, a Expo Cakes Brasil destacou que a finalização é crucial para atrair os clientes, como enfatizou Marilúcia. Esta foi a primeira vez que ela expôs no evento e destacou que suas flores são amplamente utilizadas na decoração de bolos, além de serem elementos essenciais para casamentos e festas.

“Nós trabalhamos com flores e as flores também são utilizadas em bolos, em festas e em casamentos. Então, está sendo uma experiência super válida e positiva”, enfatizou Marilúcia.

Para Soraya, o espaço dedicado aos confeiteiros permitiu que os empreendedores apresentassem seus trabalhos. Ela expressou a esperança de que mais confeiteiros possam participar da feira no próximo ano.

“É uma oportunidade que a gente está dando para elas mostrarem os trabalhos e eu acredito que deva ser a mesma quantidade de confeiteiras e um pouquinho mais nesse ano”, completou a promotora do evento.

Empresários do setor também se reuniram para apresentar seus produtos aos confeiteiros e confeiteiras ao longo dos quatro dias de evento. Uma empresa se destacou ao oferecer soluções de embalagem para bolos, doces e salgados, buscando tornar o transporte e o armazenamento mais práticos. Renê Ribeiro é gerente comercial do “Sr. Caixas” e explicou que seus produtos são fabricados com materiais isentos de contaminação, ideais para alimentos.

“Nossos produtos são todos feitos com papelão virgem, material isento de contaminação, próprio para alimentos”, explicou Renê Ribeiro.

Foram quatro dias de imersão no universo dos sabores doces e salgados, nos quais os visitantes também tiveram a oportunidade de participar de aulas ao vivo e interagir com professores e personalidades do setor de confeitaria e panificação. E além das verdadeiras obras comestíveis expostas nos corredores do evento, os visitantes acompanharam aulas práticas de confeitaria e panificação.

Os salgados também ganharam destaque, com a oportunidade de conhecer máquinas e técnicas utilizadas na preparação de petiscos, bem como participar de aulas com pizzaiolos e salgadeiros.

A Expo Cakes Brasil também se destacou pela solidariedade ao convidar os visitantes a doarem 1 kg de alimento não perecível, resultando na arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos que serão distribuídos para seis ONGs no Rio de Janeiro.

Gê é de Bonsucesso, na zona norte da cidade, e abriu uma cozinha solidária no bairro no início da pandemia. Ela é responsável por uma das ONGs que receberão alimentos arrecadados no evento. Dona Gê, como é conhecida, disse estar muito contente com a iniciativa do evento.

“Estou muito feliz com a Expo Cakes Brasil. Eles estão arrecadando alimentos não perecíveis e a minha cozinha será uma das beneficiadas. Serão muitas pessoas alimentadas. Agradeço demais”, finalizou Dona Gê.

Confira, a seguir, o video da cobertura do evento.

Entrevistas com confeiteiras:

error: Não é possível copiar.