Ciência e TecnologiaEstados UnidosInternacionalSaúde

Estudo identifica padrão distinto de biomarcadores em crianças com MIS-C relacionada à COVID-19

[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]

Crianças com a síndrome inflamatória multissistêmica (MIS-C / Síndrome inflamatória multissistêmica pediátrica) relacionada à COVID-19 possuem indicadores bioquímicos de lesão celular e morte celular distintos de outras crianças com COVID-19, de acordo com um estudo financiado pelos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Por meio de sequenciamento molecular de RNA e DNA de plasma sanguíneo, controlado por inteligência artificial de alta velocidade, os pesquisadores descobriram que crianças com MIS-C possuem biomarcadores que indicam danos em vários órgãos, incluindo coração, pulmões, rins, cérebro, pele, olhos ou trato gastrointestinal.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de testes para distinguir entre MIS-C e outras condições que envolvem inflamação generalizada, como a doença de Kawasaki, choque séptico e COVID-19 grave, e ao desenvolvimento de tratamentos mais adequados para cada condição.

Os pesquisadores analisaram 416 amostras de sangue de 237 pacientes para conduzir o estudo e conseguiram distinguir entre pacientes com MIS-C e COVID-19.

O estudo foi conduzido por Charles Y. Chiu, da Universidade da Califórnia em São Francisco, e outros pesquisadores de diversas instituições, e foi financiado pelo Instituto Nacional de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano Eunice Kennedy Shriver (NICHD) e publicado na Cell Reports Medicine.

É importante ressaltar que um estudo anterior sobre crianças e adolescentes que receberam a vacina COVID-19 após MIS-C não relatou complicações graves, como miocardite ou reocorrência da MIS-C após a injeção. O artigo é o Loy CJ, et al. Nucleic acid biomarkers of immune response and cell and tissue damage in children with COVID-19 and MIS-C. Cell Reports Medicine. 2023.

O NICHD lidera pesquisas e treinamentos para entender o desenvolvimento humano, melhorar a saúde reprodutiva, aprimorar a vida de crianças e adolescentes e otimizar as habilidades para todos.

NIH é a agência federal que lidera e financia pesquisas médicas básicas, clínicas e translacionais, investigando as causas, tratamentos e curas para doenças comuns e raras.

Com informações de National Institutes of Health (NIH).

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.