Ciência e TecnologiaMeio AmbienteRio de Janeiro

Estudantes do 9º ano fizeram aplicativo para conscientização e prevenção de desastres naturais

[Foto: Divulgação / Literal Link]

Três estudantes do Colégio Bom Jesus Menino Jesus, localizado em Petrópolis, cidade da Região Serrana do Rio de Janeiro, estão buscando fazer diferença na prevenção de desastres naturais em sua cidade, com tecnologia. Os jovens Arthur, Breno e Gabriel, todos no 9º ano na época, desenvolveram o aplicativo Petro Nature como parte de suas atividades de Iniciação Científica em 2022. Agora, eles buscam expandir e lançar o aplicativo no mercado para contribuir ainda mais com a segurança e conscientização ambiental.

Os estudantes foram impulsionados pelo crescente número de desastres naturais em Petrópolis, incluindo enchentes e deslizamentos de terra. O evento devastador de fevereiro de 2022, que resultou em múltiplas mortes e desabrigados devido às chuvas intensas e deslizamentos, foi especialmente marcante. Em resposta a essa realidade, Arthur, Breno e Gabriel decidiram canalizar seus esforços para criar uma solução prática.

Sob a orientação da professora Ana Carolina Carius, os estudantes embarcaram em um projeto de pesquisa que começou com um mergulho na teoria. Eles estudaram os antecedentes ambientais da cidade e os padrões de ocorrências de desastres naturais. Com base nesse conhecimento, eles criaram o protótipo do aplicativo Petro Nature.

O aplicativo apresenta uma série de funcionalidades projetadas para aumentar a conscientização e ações preventivas. Sua principal característica é um canal no qual os usuários podem denunciar situações que possam levar a impactos ambientais ou desastres naturais em Petrópolis, como riscos de deslizamentos ou incêndios. Além disso, o Petro Nature oferece notícias relacionadas ao meio ambiente e um recurso de chat que permite aos usuários entrar em contato com os administradores.

Os estudantes estão agora buscando aprimorar ainda mais o aplicativo. Eles planejam incorporar uma funcionalidade que permitirá que organizações não governamentais, instituições e autoridades públicas, incluindo a Defesa Civil e a polícia, recebam denúncias em tempo real. Além disso, o aplicativo já disponibiliza informações detalhadas sobre desastres naturais e notícias relevantes sobre o meio ambiente.

Breno ressalta que o Petro Nature é muito mais do que apenas um canal de denúncias. Ele funciona como um catalisador para a reflexão e a conscientização da sociedade sobre a importância de proteger o ambiente em que vivemos. “O aplicativo vai alertar a todos sobre a necessidade de cuidar e preservar nosso espaço. Queremos disponibilizá-lo no mercado com esse propósito e, é claro, evitar impactos ambientais e transformar riscos em tragédias em nossa cidade”, afirma Breno.

Com informações de Literal Link.

error: Não é possível copiar.