Estreito-MA declara estado de emergência após desabamento de Ponte que liga MA e TO
[Foto: Divulgação / PMTO]
A Prefeitura de Estreito, no Maranhão, declarou neste sábado (28/12) situação de emergência devido ao desabamento da Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, na BR-226, que conecta o município a Aguiarnópolis, no Tocantins. O desmoronamento ocorreu no último domingo (22), quando o vão central da estrutura de 533 metros de extensão cedeu, causando a queda de vários veículos no Rio Tocantins.
Até o momento, nove mortes foram confirmadas, oito pessoas permanecem desaparecidas, e uma vítima foi resgatada com vida. Equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros continuam as buscas, contando com o suporte de robôs e mergulhadores especializados.
Segundo o decreto assinado pelo prefeito Leoarren Túlio de Sousa Cunha (PL), a situação de emergência tem validade inicial de 180 dias e busca agilizar a obtenção de recursos estaduais e federais para ações emergenciais, mitigação de impactos e recuperação da normalidade.
Entre os veículos que despencaram no rio estavam caminhões transportando 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas. Embora a Agência Nacional de Águas (ANA) tenha emitido parecer técnico indicando ausência de risco imediato de contaminação da água, a prefeitura e autoridades locais mantêm alerta para que a população evite o uso da água na região.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) mobilizou uma força-tarefa para a região, contratando balsas para restabelecer a travessia do rio e investigando as causas do desastre. O Ministério dos Transportes, por sua vez, liberou R$ 100 milhões para a construção de uma nova ponte e a retirada dos escombros.
*Com informações de Prefeitura de Estreito