Meio AmbienteRio Grande do Sul

Enchentes no RS: 147 mortos, 127 desaparecidos e 806 feridos

[Foto: Mauricio Tonetto / Secom]

Um boletim divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, às 18h desta segunda-feira (13/05), revelou que o número de óbitos confirmados nas recentes enchentes no estado subiu para 147. As enchentes afetaram 450 municípios gaúchos, deixando 127 pessoas desaparecidas.

Ao todo, 2.124.203 pessoas foram afetadas pelas enchentes, com 538.245 desalojadas e 77.405 em abrigos. Os feridos somam 806, e as equipes de resgate, compostas por profissionais e voluntários, já resgataram 76.470 pessoas e 10.814 animais.

O mutirão de resgate conta com 27.651 pessoas, apoiadas por 4.405 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações. A orientação da Defesa Civil é que a população verifique se seus nomes constam na lista de desaparecidos e, em caso positivo, procure a Delegacia de Polícia Civil mais próxima para regularização dos dados.


Baixa temperatura

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, classificado como “de perigo”, para o declínio significativo da temperatura na Região Sul e no sul do Mato Grosso do Sul. Segundo o Inmet, o fenômeno será perceptível entre segunda-feira (13/05) e quarta-feira (15/05), com os termômetros podendo registrar até cinco graus Celsius (°C) a menos.

Nos estados do Sul, a previsão é de temperaturas mais baixas, com destaque para o Rio Grande do Sul, onde os termômetros podem chegar abaixo dos 4ºC nos próximos dias, principalmente durante as madrugadas e manhãs. A chuva diminuirá a partir de segunda-feira, mas a chegada da frente fria trará temperaturas ainda mais baixas.

Riscos de novas enchentes

Durante uma entrevista coletiva realizada no Palácio Piratini nesta segunda-feira (13/05), o governador Eduardo Leite (PSDB-RS) fez um apelo à população que teve suas casas inundadas, pedindo que não retornem a esses locais e, caso já tenham retornado, que saiam imediatamente para garantir sua segurança. Ele ressaltou que as áreas afetadas pelas inundações podem enfrentar novos episódios e precisarão ser evacuadas novamente.

“Pedimos a todas as pessoas que tiveram suas residências inundadas que não voltem para esses locais. E quem voltou, saia”. […] “Deixem essas localidades imediatamente e se coloquem em segurança”, disse o governador.  

A meteorologista Cátia Valente, da Sala de Situação do Rio Grande do Sul, explicou que, apesar da previsão de chuvas, espera-se um volume menor em comparação com os últimos dias. Ela alertou para a chegada de uma massa de ar frio nos próximos dias, prevendo temperaturas muito baixas, principalmente entre quarta-feira (15/05) e sexta-feira (17/05).

“A perspectiva é que as chuvas diminuam, ainda que continuem a cair nas regiões norte e nordeste [do estado], mas não há previsão de volumes muito elevados. O que vai predominar agora é a massa de ar frio. O frio será muito intenso ao longo dos próximos dias, principalmente entre quarta-feira [15) e sexta-feira [17]”, disse a meteorologista.

error: Não é possível copiar.