Rio Grande do SulSaúde

Anvisa autoriza venda temporária de álcool líquido 70% no Rio Grande do Sul

[Foto: Gustavo Mansur / Palácio Piratini]

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta segunda-feira (13/5), a venda temporária de álcool líquido 70% no estado do Rio Grande do Sul, em decorrência das cheias que atingem a região. A medida visa facilitar o acesso da população a esse importante produto, utilizado na limpeza de objetos e na higienização das mãos, contribuindo para a prevenção da proliferação de microrganismos.

A proibição da venda de álcool líquido 70% em todo o país, implementada desde 29 de abril, foi temporariamente suspensa exclusivamente para o estado gaúcho, com validade até 31 de agosto deste ano. A decisão da Anvisa tem como objetivo garantir que a população tenha acesso a métodos adequados de limpeza e higienização, especialmente em situações de enchentes, onde os riscos de contaminação são elevados.

A agência reguladora ressaltou a importância de que os produtos estejam regularizados para a comercialização, e destacou que a resolução poderá ser prorrogada por até 90 dias após o fim do prazo inicialmente estabelecido.

“Essa iniciativa visa facilitar o acesso da população a esse importante produto, que é uma ferramenta eficaz na prevenção da proliferação de microrganismos prejudiciais à saúde. É especialmente relevante neste momento, em que as pessoas podem não ter acesso a métodos adequados de limpeza, higienização de objetos, antissepsia das mãos e outras ações fundamentais para evitar doenças relacionadas a situações de enchentes”, explica a nota divulgada pela agência reguladora. 

error: Não é possível copiar.