BrasilEducação

Cronograma do Enem 2024 é divulgado

[Foto: Ilustração / LensGO]

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 já tem suas datas definidas, e o cronograma foi divulgado nesta segunda-feira (13/05). As provas estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, com a divulgação do gabarito oficial prevista para o dia 20 do mesmo mês. Os resultados devem sair em 13 de janeiro de 2025.

Segundo informações do Edital, as inscrições serão realizadas de 27 de maio a 7 de junho, por meio do site enem.inep.gov.br/participante. É necessário efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, até 12 de junho. Além disso, os candidatos que precisam de atendimento especializado ou que desejam solicitar o uso do nome social têm até 7 de junho para fazer suas requisições.

Após a inscrição, os participantes poderão acessar a Página do Participante para obter o Cartão de Confirmação da Inscrição, onde constam informações como data, hora e local do exame, além de orientações sobre atendimento especializado e tratamento por nome social. A data de disponibilização do cartão será anunciada posteriormente.

Provas e estrutura do Enem 2024

O Enem 2024 será composto por quatro provas objetivas, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha, e uma redação em língua portuguesa. As áreas de conhecimento avaliadas são Linguagens, Redação, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática. Os candidatos terão um total de cinco horas e 30 minutos para responder às questões no primeiro dia e cinco horas no segundo dia.

O Ministério da Educação informa que o exame é estruturado com base em matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep. No primeiro dia, serão abordadas as provas de Linguagens, Redação, Ciências Humanas e seus componentes curriculares. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias.

Cronograma

O Enem 2024 cumprirá o seguinte cronograma, conforme informações do edital:

Inscrições27/5 a 7/6/2024
Pagamento da taxa de inscrição27/5 a 12/6/2024
Tratamento pelo nome social27/5 a 7/6/2024
Atendimento especializadoSolicitação27/5 a 7/6/2024
Resultado17/6/2024
Recurso17/6 a 21/6/2024
Resultado do recurso27/6/2024
Aplicação3 e 10/11/2024
Divulgação do gabarito20/11/2024
Divulgação do resultado13/1/2025
fonte: Diário Oficial da União

Enem

Há mais de duas décadas o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no país.

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam as notas do Enem como critério de seleção em seus processos seletivos. Isso significa que o desempenho dos estudantes no exame pode determinar sua entrada em universidades e faculdades, garantindo acesso a cursos de graduação em diversas áreas do conhecimento.

Além dos processos seletivos no Brasil, os resultados do Enem são utilizados para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ampliando as oportunidades de acesso à educação superior.

Os resultados individuais do Enem podem ser aproveitados em processos seletivos de instituições de educação superior em Portugal. Algumas universidades portuguesas têm convênios com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para aceitar as notas do Enem como parte do processo de admissão.

error: Não é possível copiar.