Comissão de Esporte aprova inclusão de Pelé no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria
[Foto: Richard Souza / AN]
A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou nesta quarta-feira (8) o projeto de lei (PL) 75/2023, que propõe a inclusão do nome do renomado jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. A iniciativa, apresentada pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), agora segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.
O relator da matéria foi o presidente da comissão, senador Romário (PL-RJ), que também considerou prejudicado o PL 78/2023, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO), por tratar do mesmo tema. Romário incluiu uma emenda determinando que a inscrição do nome de Pelé no livro seja efetivada a partir de 2032, conforme estabelece a Lei 11.597/2007. Esta lei determina que a inclusão no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria deve aguardar no mínimo dez anos após a morte do homenageado.
Pelé, nascido em 1940 em Três Corações (MG), destacou-se como jogador de futebol desde cedo, iniciando sua carreira no Santos Futebol Clube aos 15 anos. Ele é o único jogador a conquistar três Copas do Mundo da FIFA (1958, 1962 e 1970). Faleceu em 2022, aos 82 anos, e está sepultado em Santos.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria, localizado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília, registra e homenageia brasileiros ou grupos que tenham oferecido a vida em defesa e construção do país com dedicação e heroísmo excepcionais.
Com informações da Agência Senado.