Centro de testagem para COVID-19 é aberto em Itaperuna, RJ

[Foto: Mauricio Bazilio /Governo do RJ]

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), realizou na sexta-feira (11/02), a abertura de um centro de testagem para COVID-19, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. O polo esta localizado no Centro Poliesportivo do Município e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, além de sábado e domingo, das 8h às 13h. De acordo com o governo do estado, o local possui capacidade para realização de 300 testes diários.

Todos aqueles que apresentarem sintomas leves da doença ou que tiveram contato próximo com pessoas que tenham apresentado teste positivo, entre quatro a cinco dias, podem realizar o teste rápido de antígeno no novo polo em Itaperuna. Os pacientes que apresentam sintomas moderados a graves, como registro de febre acima de 37,5º e dificuldades respiratórias, devem procurar a UPA ou emergência hospitalar, onde serão realizados atendimentos e testes para os casos moderados a graves da doença.

Segundo o Governo do Estado do Rio de Janeiro, nos centros de testagem em todo o estado, foi registrada uma redução de 66% na taxa de positividade, entre a semana epidemiológica 02 (de 09 a 15 de janeiro), quando foram realizados 15.746 testes, com uma taxa de positividade de 35,79%. Já na semana epidemiológica 05 (de 30 de janeiro a 05 de fevereiro), foram realizados 3.151 testes, observando que a taxa de positividade foi de 12,1%.

Para o secretário de estado de saúde, Alexandre Chieppe, a variante Ômicron alcançou um pico de transmissão alta na maior parte do estado e hoje é possível observar uma queda no número de casos, no entanto, observa-se uma uma interiorização da onda causados pela Ômicron.

“A Ômicron já alcançou o pico de transmissão na maior parte das regiões do estado e agora estamos observando uma queda nos dados. A procura por testes e a taxa de positividade tiveram uma importante redução e, por isso, decidimos desmobilizar alguns polos de testagem. Acompanhamos os indicadores epidemiológicos e percebemos a interiorização da onda de casos provocados pela Ômicron”, destacou o Secretário.

De acordo com a Prefeitura de Itaperuna, os testes no município serão realizados no novo polo, com distribuição de 300 senhas por dia, mediante apresentação do CPF e carteira nacional. Ainda segundo a Prefeitura, dois médicos estarão no polo para o atendimento em casos positivos.

Região Norte

Na segunda-feira (07/02), a Secretaria de Estado de Saúde (SES), anunciou a abertura de um centro de testagem para a COVID-19 no município de Campos dos Goytacazes, no Norte do estado. O polo está localizado ao lado da UPA e funcionará de segunda a domingo das 8h ás 17h, sendo necessário o agendamento on-line para a realização dos testes.

Segundo a SES, o polo possui capacidade para a realização de 300 testes diariamente. O agendamento deve para a realização dos testes deverá ser feito pelo link https://agendamentotestecovid.saude.rj.gov.br/cadastro-exame. A marcação prévia permite o cumprimento dos protocolos sanitários de distanciamento.

Mapa de Risco

A 68ª atualização do Mapa de Risco de Covid-19, elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), divulgado na sexta-feira (11/02), registra que o estado está em bandeira amarela, de baixo risco. A base para a analise é uma comparação da quinta semana epidemiológica (de 30 de janeiro a 05 de fevereiro), com a terceira semana epidemiológica (de 16 a 22 de janeiro).

Das nove regiões de saúde no estado, quatro estão em baixo risco e quatro em risco moderado, já o Noroeste do estado apresenta risco alto, na bandeira vermelha.

O secretário de estado de saúde, informou que apesar dos indicadores mostrarem que a variante Ômicron registra “queda sustentável” em parte das regiões, há um alerta no Norte e Noroeste do estado.

“Esta edição do mapa de risco consolida ainda mais a queda dos indicadores da Covid-19, mostrando que a Ômicron já atingiu o pico e agora está em queda sustentável na maior parte das regiões do estado. Nas regiões Norte e Noroeste, ainda estamos com o alerta ligado e, para isso, abrimos dois centros de testagem, um na UPA Campos e outro no Centro Poliesportivo de Itaperuna”, ressaltou Alexandre Chieppe.

Imagem: Divulgação SES/RJ

Deixe uma resposta

English EN Portuguese PT Spanish ES
error: Não é possível copiar.