Castro e Paes buscam solução para principais aeroportos do RJ
[Foto: RIchard Souza / AN]
O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, reuniu-se nesta segunda-feira (24/04) com o secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, e o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, para discutir a gestão dos aeroportos da cidade. O objetivo é preservar o hub internacional do estado, que vem sofrendo perda de voos.
Para combater a saturação do aeroporto Santos Dumont (SDU), Castro defende uma gestão integrada com o aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão – GIG), no modelo de multiaeroportos. A estratégia seria limitar o número de passageiros no terminal do Centro e incentivar o aumento de rotas a partir da Ilha do Governador.
Castro vai a Brasília nesta terça-feira (25/04) para se encontrar com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, em busca de uma solução negociada com o Governo Federal. A ideia é limitar entre seis milhões a oito milhões de passageiros ao ano a capacidade do Santos Dumont e transformar o Galeão no hub doméstico do Rio de Janeiro.
O prefeito Eduardo Paes afirmou que é fundamental ter uma estratégia de distribuição de voos e considerou menos relevantes nessa discussão a dificuldade de transporte e as condições da segurança pública na região do Galeão. Ele afirmou que poderá baixar o ISS das operações no Tom Jobim para incentivar a retomada das atividades.
O secretário Nacional de Aviação Civil, Juliano Noman, afirmou que a questão é prioridade do Governo federal e está em análise um modelo de concessão que leve em consideração os interesses do estado do Rio de Janeiro.
O objetivo principal do governo estadual é preservar o hub internacional do estado e garantir a distribuição adequada de voos. A gestão integrada com o Santos Dumont, no modelo de multiaeroportos, pode ser a solução para a perda de voos do Aeroporto Internacional Tom Jobim e transformar o Galeão em hub doméstico da cidade.
Com informações de Setoristas GovRJ.