Rio de JaneiroSaúde

Calor Intenso e AVC: Médicos do HEAT reforçam a importância do atendimento rápido

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Richard Souza / FN]

Em dias de calor intenso, médicos do Hospital Estadual Alberto Torres (HEAT) alertam para o aumento do risco de Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame. A instituição, que acaba de receber um prêmio internacional pela excelência no tratamento da doença, destaca que a terapia trombolítica tem sido fundamental para reverter ou reduzir as sequelas em mais de 130 pacientes atendidos desde janeiro de 2023.

O AVC é uma das principais causas de morte no Brasil, tendo vitimado 77 mil pessoas em 2023, conforme informações do Portal da Transparência do Registro Civil. Os especialistas enfatizam que o sucesso da terapia depende de o paciente ser assistido em no máximo 4 horas e meia após o início dos sintomas. Ao chegar ao HEAT, o paciente encontra todo o suporte necessário para um tratamento eficaz, o que contribui significativamente para a melhora e recuperação dos casos.

O reconhecimento internacional recebido pelo HEAT evidencia o compromisso do Governo do Estado com a qualidade do atendimento em saúde. Em períodos de altas temperaturas, o alerta dos médicos reforça a importância de identificar rapidamente os sinais de AVC e buscar ajuda médica de imediato, garantindo assim melhores chances de recuperação e a redução das sequelas decorrentes da doença.

Com informações da Comunicação do Governo do RJ.

error: Não é possível copiar.