Eventos, Lazer e TurismoRio de JaneiroSegurança

Bodycams, tecnologias de vídeo, IA, software e sistemas de comunicação foram apresentados pela Motorola na LAAD 2023

[Foto: Divulgação / Motorola Solutions]

A Motorola Solutions marcou presença na LAAD 2023, a maior feira de defesa e segurança da América Latina, apresentando suas mais recentes inovações tecnológicas para modernizar a segurança da população. A empresa demonstrou um sistema integrado que combina inteligência artificial, câmeras de vigilância, rádios de comunicação, bodycams e drones, proporcionando um ambiente de resposta rápido e eficiente para agentes de segurança em campo.

O funcionamento desse sistema integrado é exemplificado em um cenário prático. Quando um indivíduo suspeito, procurado por agências de segurança, é identificado por meio de inteligência artificial nas câmeras de vigilância, um alerta automático é enviado para o rádio do agente mais próximo ao local. O agente, então, localiza e identifica o suspeito, acionando o alarme de emergência no rádio. A bodycam é ativada automaticamente, gravando e transmitindo ao vivo para o Centro de Comando e Controle (CCC). Além disso, um drone é enviado para fornecer uma visão completa da situação aos operadores e agentes. Com acesso a diversas fontes interoperáveis de informação, o analista de inteligência no CCC coordena as unidades em campo para resolver o incidente de forma ágil.

Na LAAD 2023, a Motorola Solutions apresentou diversas tecnologias, como as bodycams, câmeras corporais com gravação de imagem e som em alta definição, integradas ao sistema Videomanager para gerenciamento seguro dos vídeos e áudios. Os drones foram destacados por seu papel crucial em situações críticas, permitindo que os agentes tenham uma visão prévia do cenário. A inteligência artificial avançada foi empregada para fornecer alertas de segurança em tempo real, auxiliando os operadores a acessar informações e inteligência de ameaças de maneira instantânea e segura. A tecnologia de reconhecimento de placas em viaturas possibilita a identificação de veículos suspeitos, agilizando as operações de segurança. Além disso, a Motorola Solutions apresentou a solução Barret Communications, desenvolvida para atender às necessidades específicas de ações militares, garantindo comunicações altamente eficientes e seguras em qualquer ambiente, sem a necessidade de infraestrutura.

A tomada de decisões rápidas é essencial em operações policiais e militares, seja em ações cotidianas ou em situações críticas como desastres naturais e confrontos em fronteiras. A tecnologia desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo a troca de informações em tempo real e contribuindo para a proteção e salvamento de vidas. O ecossistema de tecnologias apresentado pela Motorola Solutions na LAAD 2023 visa integrar soluções e conectar agentes de diferentes frentes, ampliando a capacidade de defesa do país.

A Motorola Solutions tem se destacado no mercado brasileiro e global como uma pioneira em tecnologias inovadoras para segurança e defesa. Nos últimos cinco anos, a empresa adquiriu mais de 20 empresas e fortaleceu sua liderança no segmento de vídeo e controle de acesso. A avaliação da IDC, realizada em março de 2023, reconheceu a posição de destaque da empresa nesse mercado. Para mais informações sobre a atuação da Motorola Solutions, é possível acessar o site da empresa e consultar a avaliação da IDC.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.