Rio de Janeiro

Balão cai no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro

[Foto: Richard Souza / AN]

Um balão caiu na pista do Aeroporto Santos Dumont, localizado na região central do Rio de Janeiro, neste domingo (14/05).

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento em que um balão colide com um avião estacionado na pista do aeroporto. No momento da queda, a aeronave estava em processo de abastecimento. Após a colisão, o balão caiu no chão e os agentes do aeroporto foram acionados para combater as chamas causadas pelo balão.

No dia 7 de maio, outro balão caiu próximo da pista do aeroporto, cancelando a aterrisagem de uma aeronave e adiando o pouso de outra.

Corpo de Bombeiros

Buscando educar a população sobre os riscos que envolvem a soltura de balões, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro lançou a campanha “Balão mata”. A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que ficará responsável por intensificar as investigações relacionadas às ações de soltura de balões.

O secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, lembrou que soltar balões é crime e citou alguns casos de queda de balões no Rio.

“Soltar balões sempre foi crime. Mas hoje, com as redes sociais, essas atividades são potencializadas, propiciando uma situação que pode se tornar calamitosa. Recentemente, um balão caiu na Estação de Tratamento de Água do Guandu, o que poderia ter deixado toda a região metropolitana sem água. Em janeiro deste ano, em pleno verão, outro balão caiu na praia do Leme, que estava lotada, e poderia ter causado um verdadeiro desastre”, afirmou o coronel Leandro Monteiro.

CENIPA

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) calcula que cerca de 100 mil balões são soltos atualmente no Brasil. Desde o início de 2023, foram registradas 326 ocorrências em todo o país envolvendo balões.

Segundo o CENIPA, “a soltura de balões é considerada prática ilegal, sujeita a penalidades previstas em lei, conforme estabelecido no Artigo 261 do Código Penal”.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.