Anvisa alerta sobre falsificação de vacina contra a gripe
[Foto: Aline Souza/GE]
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), identificou três casos de falsificação da vacina Fluarix Tetra fabricada pela empresa GlaxoSmithKline Brasil (GSK) e utilizada para prevenir a influenza.
De acordo com informações da Anvisa, a vacina falsificada foi comercializada na apresentação de um frasco-ampola multidose, permitindo várias doses do mesmo medicamento sendo retiradas e aplicadas em pessoas diferentes.
A Agência informou que na vacina original fabricada pela GSK, é possível observar que a embalagem contém uma seringa preenchida com uma dose única, para ser utilizada em apenas uma pessoa. A embalagem original da vacina é acompanhada por uma agulha, um estojo de plástico que mantém protegidas a seringa e a agulha, uma bula e cartucho.
A GlaxoSmithKline Brasil trabalha também na fabricação de vacinas com dez doses, porém, a Anvisa destaca que para esses casos, a embalagem do material contém as dez seringas devidamente preenchidas.
No inicio do mês de maio foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) uma Resolução determinando que os produtos falsificados fossem apreendidos e inutilizados.
A Anvisa solicita que todos que encontrarem a vacina Fluarix Tetra da GSK sendo utilizada em frasco-ampola multidose, que entre em contato com a Agência através do Notivisa ou com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da GSK, por meio do telefone 0800 701 22 33.
Confira também: Nova etapa da campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (18)