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Alunos em SP aprenderão educação financeira nas escolas

[Foto: Richard Souza / AN]

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) começou a implementar uma mudança na matriz curricular, incluindo aulas de educação financeira para todas as séries do Ensino Médio e para os 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Com isso, mais de um milhão de estudantes da rede estadual passarão a ter acesso semanal ao conteúdo, que visa não apenas ampliar o aprendizado em matemática, mas também desenvolver habilidades fundamentais para lidar com o dinheiro ao longo da vida.

Segundo o professor Rafael José Dombrauskas Polonio, técnico da equipe curricular de matemática da Seduc-SP, o objetivo é que os jovens compreendam o valor do dinheiro, desenvolvam hábitos saudáveis de consumo e poupança, e construam uma base sólida para o futuro financeiro.

“O currículo de educação financeira criado pela Secretaria permite que os jovens compreendam o valor do dinheiro, desenvolvam hábitos saudáveis de consumo e poupança, e construam uma base sólida para o futuro. Na vida adulta, essa base se traduz em maior segurança e autonomia para lidar com diferentes situações financeiras, desde o planejamento de metas de curto e longo prazo até a escolha de investimentos adequados ao perfil de cada um”, disse o professor.

Um exemplo é o do ex-estudante Deivyd Barros de Sousa, de 18 anos, que reconhece os benefícios da educação financeira e agora atua como influenciador na área, com cerca de 100 mil seguidores em suas redes sociais. Deivyd começou seu envolvimento com finanças dentro da sala de aula e pretende continuar compartilhando conhecimento, especialmente com alunos da rede estadual.

O canal Investeens não é apenas uma fonte de informações valiosas sobre finanças para jovens, mas também um exemplo de como a educação financeira pode se tornar acessível e relevante. Agora, mesmo formado, pretendo continuar acompanhando os avanços dos meus colegas mais novos da escola”, afirma Deivyd.

Pio Coins

a Escola Estadual Pio X, em São José do Rio Preto, introduziu a educação financeira como parte de um projeto mais amplo para aumentar o engajamento dos alunos e desenvolver suas competências socioemocionais. Os estudantes agora contam até mesmo com uma moeda virtual interna, a Pio Coins, e um sistema de recompensas com base no desempenho escolar.

Para Eduardo Lopes, aluno do Ensino Médio na escola, o projeto Pio Coins tem sido motivador e contribuiu para melhorar seu comportamento e suas notas. “A ideia é muito boa, pois estimula os alunos a elevarem o nível do seu desempenho comportamental e educacional por meio de recompensas”, comentou.

A diretora da escola, professora Sara Menezes Carvalho Alves, destaca que a equipe está empenhada em integrar o conhecimento esperado na disciplina de educação financeira com a experiência da criação e uso da moeda própria, visando oferecer aos alunos uma formação mais completa e alinhada às demandas da sociedade atual.

Com informações da Seduc-SP

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