Rio de JaneiroSão PauloSaúde

Considerando populações, RJ pode ter percentual de óbitos por COVID-19 maior que SP

[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]

Hoje (27/05) o Estado do Rio de Janeiro superou 50 mil mortes por COVID-19, segundo registros oficiais. O Estado já registra 50.125 mortes confirmadas pela doença.

Esse total já coloca o Rio de Janeiro como segundo Estado brasileiro com maior número de mortes por COVID-19, sendo superado nesta triste marca somente pelo Estado de São Paulo, que registra hoje 109.850 mortes por COVID-19.

Considerando as populações estimadas pelo IBGE (2020) de ambos os Estados, as 50.125 mortes corresponderiam a aproximadamente 0,29% da população do Rio de Janeiro tendo morrido pela doença e as 109.850 mortes registradas no Estado de São Paulo corresponderiam a aproximadamente 0,24% da população paulista.

Ao considerar as diferentes populações estimadas, observa-se que os percentuais de mortes nas populações de ambos os Estados seriam próximos, sendo maior no Rio de Janeiro.

O Rio de Janeiro também registra maior percentual de mortes entre os casos confirmados que São Paulo. A taxa de letalidade (percentual de morte entre os casos confirmados) no Estado do Rio de Janeiro está em 5,86%, enquanto a taxa de letalidade no Estado de São Paulo está 3,4%. Ambos os percentuais maiores que a média nacional, que hoje registra 2,8 % de letalidade.

Ambos os Estados compartilham ainda a livre circulação recente de viajante portador da cepa indiana do novo Coronavírus, que foi testado no aeroporto de São Paulo, onde circulou por aproximadamente 2 horas, e embarcou para o Rio de Janeiro antes do resultado do exame, completando então sua viagem por via terrestre, da capital para a cidade de Campos dos Goytacazes, antes de iniciar quarentena.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.