BrasilBrasíliaEducaçãoPolítica

Abertas as inscrições para estudantes e professores no projeto Câmara Mirim 2023

[Foto: Richard Souza / AN]

Sobre o Câmara Mirim:

O Câmara Mirim tem o objetivo de incentivar a participação cidadã e o aprendizado sobre o processo legislativo entre os jovens, além de promover o debate sobre temas importantes para a sociedade.

Com a oportunidade de vivenciar a experiência de ser um deputado mirim, os estudantes têm a chance de desenvolver habilidades como oratória, argumentação e trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que conhecem melhor a função dos representantes do povo e os desafios do processo legislativo no Brasil.

Já os professores têm a chance de aprimorar sua prática pedagógica e contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados na vida política do país.

Inscrição de estudante:

A Câmara dos Deputados iniciou o prazo de inscrições para estudantes do 5º ao 9º anos do ensino fundamental participarem do Câmara Mirim 2023, um programa de educação política que simula o processo legislativo. Os estudantes têm até o dia 2 de julho para preencher o formulário e enviar um projeto de lei de sua autoria.

Os autores das três melhores propostas, selecionadas por uma equipe de consultores legislativos, serão convidados a vir a Brasília nos dias 19 e 20 de outubro para viverem dois dias como deputados mirins, defendendo suas propostas diante de outros estudantes.

Inscrição de professores:

Já o prazo de inscrição para os professores interessados em participar da edição deste ano do programa vai até o próximo dia 21. Os educadores devem atuar em turmas do 5º ao 9º ano, de escolas públicas ou particulares. Além disso, educadores vinculados a câmaras mirins municipais também podem participar.

Existem duas modalidades diferentes para os professores se inscreverem: Novos Educadores, aqueles que nunca participaram do Câmara Mirim, e Educadores Parceiros, aqueles que já participaram em edições anteriores.

Para se inscrever, o professor deve enviar por e-mail uma redação com até 40 linhas sobre o tema “Como a educação para a democracia pode colaborar para que atos violentos como os de 8 de janeiro não aconteçam mais?“. Texto deve ser enviado até 21 de maio de 2023 para o email camaramirim@camara.leg.br.

O resultado será divulgado até 29 de maio, e seis novos educadores e quatro educadores parceiros serão selecionados para participar do programa com suas turmas.

O regulamento completo para inscrição de educadores pode ser acessado clicando aqui.

Com informações de Agência Câmara de Notícias.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.