EducaçãoRio de JaneiroSegurança

Aberta a pré-inscrição para o Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico

Foto: Ilustrativa / Richard Souza / GE

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, está com pré-inscrições abertas para o Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico. Em parceria com o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o curso acontecerá entre os dias 19 e 22 de março na Escola Municipal de Administração de Maricá (EMAR).

Direcionado exclusivamente a profissionais das áreas técnica e operacional dos órgãos de Proteção e Defesa Civil, bem como aqueles envolvidos nas ações de redução do risco de desastres geológicos locais, a capacitação busca transmitir conceitos, critérios e metodologias relacionadas ao diagnóstico, mapeamento e planejamento de intervenções. O foco é a prevenção de desastres socioambientais relacionados à movimentação de massa, como deslizamentos, queda de blocos e lascas, rolamentos, corrida de detritos, entre outros.

O curso visa melhorar os sistemas de avaliação e mapeamento de riscos, previsão e alerta, além de contribuir para o planejamento urbano na gestão do risco de desastres. Serão oferecidas 40 vagas, e a confirmação dos selecionados será divulgada na página da Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá em 20/02.

Os interessados podem efetuar a inscrição preenchendo o formulário neste link. Todos os candidatos devem estar vinculados aos órgãos do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC), conforme estabelecido pela Lei Federal nº 12.608/2012. Em caso de dúvidas, a coordenação do curso está disponível pelo e-mail: cursosdcmarica@gmail.com.

Serviço:

  • Curso de Percepção e Mapeamento de Áreas de Risco Geológico
  • Pré-inscrição: de 24/01 a 18/02
  • Confirmação dos selecionados: 20/02
  • Período de realização do curso: 19 a 22 de março de 2024
  • Horário: das 9h às 17h
  • Local: Escola Municipal de Administração de Maricá
  • Endereço: Rua Álvares de Castro 538, Centro, em frente ao prédio dos Serviços Integrados Municipal (SIM)
error: Não é possível copiar.