PolíticaRio de Janeiro

Diplomação dos eleitos para cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ocorreu na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Luiz Gaspar / TRE-RJ]

Na manhã de quarta-feira (18/12), a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro realizou a cerimônia de diplomação dos eleitos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores na cidade. A solenidade aconteceu no Palácio Pedro Ernesto, sede da Câmara Municipal, e foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) no YouTube, com imagens da Rio TV Câmara.

O presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira, destacou, em seu discurso, a importância da responsabilidade assumida pelos novos mandatários. “Os senhores assumem hoje a importante função de cuidar da nossa população e da nossa gente, sempre buscando a harmonia entre os poderes”, disse Figueira, lembrando da posse prevista para o próximo dia 1º de janeiro.

Entre os diplomados, estiveram o prefeito reeleito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere, o vereador mais votado da cidade, Carlos Bolsonaro, e o ex-prefeito Cesar Maia, reeleito vereador. A entrega dos diplomas dos parlamentares foi realizada pela juíza Maria Paula Gouvêa Galhardo, presidente da Junta Eleitoral da 125ª Zona Eleitoral (Santa Cruz). A cerimônia seguiu a ordem decrescente de votação.

Em seu pronunciamento, a juíza Maria Paula reforçou o compromisso dos eleitos com a população carioca, especialmente com os mais vulneráveis, destacando a importância da democracia e a responsabilidade dos representantes públicos. “É a liberdade do voto, fruto da democracia conquistada ao longo dos anos, que legitima a representação dos eleitos. Por isso, os senhores devem ter olhos, ouvidos e corações atentos às necessidades e anseios da população carioca”, afirmou.

A diplomação é um ato formal que atesta a eleição dos candidatos e os habilita a tomar posse de seus cargos no início do próximo ano. A mesa diretora da cerimônia contou ainda com a presença do vice-governador Thiago Pampolha, da desembargadora eleitoral Daniela Bandeira de Freitas e da promotora eleitoral Rosemery Duarte Viana.

Com informações da Comunicação do TRE-RJ.

error: Não é possível copiar.