Mobilidade e transporteSão Paulo

Página da CPTM publica vídeo de “parto de trem” e divide opiniões nas redes sociais

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Reprodução / Facebook]

A Cia. Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) publicou um vídeo criativo em suas redes sociais no qual seus colaboradores encenam o “parto” de um trem em miniatura. A publicação, que ganhou destaque, foi acompanhada do texto:

“Um bebê trem
Hoje nasceu mais um membro da nossa família, o pequeno Mike, em homenagem aos seus avós.
Esses momentos são inesquecíveis para nós e quisemos compartilhar com vocês!
Mandem mensagens positivas e parabéns para o nosso bebê!
Que ele cresça com muita energia e força para transportar vocês.”

A encenação

No vídeo, três pessoas usando uniformes da empresa e máscaras cirúrgicas simulam um procedimento de parto de um trem. Durante a cena, uma miniatura de trem é retirada cuidadosamente de dentro do trem, sendo amparada por compressas brancas. Um dos colaboradores simula cortar um “cordão umbilical” que conecta o brinquedo ao trem real, enquanto outro realiza uma espécie de “secagem” da miniatura com gazes. A cena é finalizada com uma “palmada” em uma extremidade do brinquedo, seguida pelo som de um choro de bebê. Tudo acontece ao som de uma música suave.

Reação dos internautas

A publicação gerou reações diversas entre os internautas. Nos comentários, alguns demonstraram entusiasmo e divertimento com a criatividade da postagem, enquanto outros criticaram tanto a iniciativa quanto o serviço oferecido pela CPTM.

Um dos comentários positivos afirmou:
“Agora eu quero um trenzinho bebê ♡♡♡.”

Outro elogiou o conceito, embora com tom irônico:
“Ai sim. Assim ‘Nasce’ mais um Trem, que vai levar humanos, feito ‘Sardinhas Enlatadas’. Parabéns. 👍”

Por outro lado, a crítica também esteve presente:
“Já nasceu com atraso.”

Outro internauta questionou a utilidade da postagem:
“Não é propaganda que vai melhorar a opinião do usuário ferroviário, e sim o serviço prestado. Não usamos por opção e sim por obrigação.”

A publicação e os comentários podem ser conferidos diretamente no Facebook, clicando aqui.

Esclarecimentos da CPTM sobre a produção e publicação do vídeo

O vídeo que simula um parto dentro de um trem da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), amplamente compartilhado nas redes sociais, gerou curiosidade e levantou questões sobre sua produção. Em resposta, Rodrigo Pontes dos Santos, gerente de Marketing e Comunicação da CPTM, destacou o sucesso da estratégia digital da empresa e garantiu que a gravação não comprometeu as operações ou os serviços de manutenção.

“A estratégia de redes sociais da CPTM fez com que a empresa tivesse um crescimento orgânico no número de seguidores no Instagram de quase 5.000% desde 2020, além de ser a marca com maior alcance e engajamento entre todas as empresas públicas do Brasil”, afirmou Rodrigo.

Em entrevista por telefone, ele explicou que as pessoas que aparecem no vídeo são colaboradores da CPTM em horário de expediente e que o conteúdo integra uma estratégia de marketing realizada internamente, sem o envolvimento de empresas terceirizadas. Segundo Rodrigo, a iniciativa tem gerado resultados positivos para a imagem da companhia, impulsionando o engajamento e a conexão com o público nas redes sociais.

O video

O video do “nascimento de um trêm”, pode ser conferido a seguir, incorporado a partir da publicação original no Facebook.

Conclusão

A ação criativa da CPTM acabou polarizando opiniões nas redes sociais. Enquanto alguns apreciaram a iniciativa pela leveza e humor, outros aproveitaram a publicação para criticar o serviço prestado.

A publicação conquistou muitos comentários, compartilhamentos e reações, mostrando que, para o bem ou para o mal, a ação conseguiu gerar engajamento. Até o momento de publicação desta matéria, o video havia recebido 5,2 mil reações, 570 comentários e 443 compartilhamentos, no Facebook.

error: Não é possível copiar.