PF realiza Operação Revelado para combater fake news eleitoral em Serra/ES
[Foto: Ilustrativa]
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (25/4), a Operação Revelado, com o objetivo de combater a disseminação de fake news eleitoral na cidade de Serra, no estado do Espírito Santo. Um mandado de busca foi cumprido em uma residência localizada no município.
Durante as investigações, foi constatado que durante o período eleitoral de 2020, indivíduos vinculados a determinado grupo político promoveram campanha difamatória contra um candidato adversário, com fixação de cartazes contendo informações falsas em diversos pontos da cidade, além de publicações difamatórias nas redes sociais.
Os envolvidos responderão pelo crime de divulgação de fato inverídico e difamação eleitoral.
A ação da Polícia Federal tem como objetivo preservar a integridade do processo eleitoral, garantindo que a vontade popular seja expressa de maneira livre e justa. Através do combate às fake news, busca-se assegurar que os eleitores tenham acesso a informações verídicas e não sejam influenciados por notícias falsas.
De acordo com a PF, a operação serve como um alerta para aqueles que pretendem utilizar métodos ilícitos para influenciar o resultado das eleições. A Polícia Federal reforça o compromisso em investigar e punir os responsáveis por essas práticas.