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Petrobras aprova nova estratégia para preços de diesel e gasolina

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A Petrobras anunciou nesta segunda-feira (15/5) a aprovação da sua estratégia comercial para a definição dos preços de diesel e gasolina, substituindo a política de preços praticada nas refinarias da empresa.

A nova estratégia comercial baseia-se em referências de mercado, considerando o custo alternativo para o cliente como o valor prioritário na precificação, além do valor marginal para a própria Petrobras. O custo alternativo para o cliente engloba as principais opções de fornecimento, sejam elas de produtos similares ou substitutos, enquanto o valor marginal para a Petrobras leva em conta o custo de oportunidade em relação às diversas alternativas disponíveis para a companhia, como produção, importação e exportação do produto em questão, bem como os petróleos utilizados no refino.

De acordo com o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, essa estratégia comercial tornará a empresa mais eficiente e competitiva, permitindo que ela atue com maior flexibilidade para disputar mercados com seus concorrentes. A Petrobras continuará seguindo as referências de mercado, sem abrir mão das vantagens competitivas que possui como uma empresa de grande capacidade de produção, além de uma estrutura abrangente de escoamento e transporte em todo o país.

Com esse anúncio, encerra-se a subordinação obrigatória aos preços de paridade de importação, mantendo-se o alinhamento com os preços competitivos em cada polo de venda, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes. O diretor de Logística, Comercialização e Mercados da Petrobras, Claudio Schlosser, afirma que o novo modelo levará em conta a participação da Petrobras e a competitividade de preços em cada mercado e região, otimizando os ativos de refino e garantindo a rentabilidade de forma sustentável.

A precificação competitiva também visa manter um patamar de preço que permita a realização dos investimentos previstos no Planejamento Estratégico da Petrobras. A empresa reforça seu compromisso com a geração de valor e a sustentabilidade financeira a longo prazo, buscando um equilíbrio entre sua atuação no mercado e proporcionando maior previsibilidade aos clientes, evitando picos súbitos de volatilidade.

No que diz respeito aos reajustes, estes continuarão a ser realizados sem uma periodicidade definida, evitando a transferência imediata das flutuações conjunturais das cotações internacionais e da taxa de câmbio para os preços internos.

As decisões relacionadas à estratégia comercial continuarão sendo subordinadas ao Grupo Executivo de Mercado e Preço, composto pelo presidente da companhia, pelo diretor executivo de Logística, Comercialização e Mercados, e pelo diretor financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Os ajustes nos preços de diesel e gasolina serão divulgados aos clientes por meio dos canais de comunicação e no site da empresa (precos.petrobras.com.br), onde também são disponibilizadas informações sobre a parcela da Petrobras e de outros agentes na formação e composição dos preços médios dos combustíveis ao consumidor.

Com informações da Comunicação da Petrobras.

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