Balão cai próximo a pista de aeroporto no Rio de Janeiro
[Foto: Richard Souza / AN]
Um avião que estava prestes a pousar no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, teve que abortar a aterrissagem quando um balão caiu próximo da pista de pouso e decolagem, no último domingo (07/05).
Assim que o balão foi avistado, o controle de tráfego aéreo do terminal optou por cancelar a aproximação do voo para evitar possíveis acidentes.
Em um vídeo postado em redes sociais, é possível ouvir um agente da torre de controle orientando o piloto da aeronave que se aproximava da pista: “Tem um balão caindo aqui. O senhor mantenha a posição e aguarde para se aproximar. Ok?”.
O piloto da aeronave que estava prestes a aterrissar na pista do aeroporto respondeu: “Maravilha. Hoje é dia. Vamos aguardar”.
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro lançou a campanha “Balão mata”, em parceria com a Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. A iniciativa tem como objetivo educar a população sobre os riscos que envolvem a soltura de balões e intensificar as investigações relacionadas a essa prática.
O Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante Geral do CBMERJ, coronel Leandro Monteiro, lembrou que soltar balões é crime e citou alguns casos de queda de balões no Rio que poderiam ter causado desastres, como a queda de um balão na Estação de Tratamento de Água do Guandu, que poderia ter deixado toda a região metropolitana sem água, e a queda de outro balão na Praia do Leme, durante o verão, que poderia ter causado uma tragédia.