EsporteRio de Janeiro

Técnica de enfermagem supera obesidade e depressão através do esporte e se torna triatleta

Compartilhe essa notícia!

[Foto: Divulgação / SES-RJ]

A técnica de enfermagem Mariana Donato Melo, de 39 anos, encontrou no esporte a chave para transformar sua vida. Após enfrentar a perda dos pais e um divórcio, Mariana, que trabalhava no Instituto Estadual de Cardiologia Aloysio de Castro (IECAC), foi diagnosticada com obesidade mórbida, pesando 104 kg. Com medo de um possível infarto, ela decidiu mudar radicalmente seus hábitos. Com uma nova dieta e a adoção das corridas de rua, Mariana perdeu 38 kg e, desde 2018, se dedica ao triátlon.

Hoje, Mariana é triatleta e já participou de importantes competições, como a maratona de Paris e o Ironman de Santa Catarina. Em Paris, ela correu 42 km, passando por ícones como o Champs Elysées e a Torre Eiffel. Já no Ironman, ela completou 42,2 km de corrida, 3,8 km de natação e 180 km de ciclismo. Para manter a saúde e a disciplina, Mariana segue uma rotina de treinamentos intensos, que somam 12 horas semanais, incluindo natação, ciclismo e corrida.

O próximo desafio de Mariana será em agosto deste ano, quando participará da ultramaratona “La Mision”, em Passa Quatro, Minas Gerais. Com um percurso de 54 km, a prova será realizada entre montanhas e trilhas na área rural da cidade.

Mariana afirma que o esporte foi essencial para sua recuperação e que, hoje, sua maior medalha é a saúde. Mantendo o foco e a disciplina, ela continua superando desafios sem a necessidade de medicamentos, e está sempre pronta para o próximo passo, faça sol ou chuva.

Com informações da Comunicação da SES-RJ.

error: Não é possível copiar.