Mobilidade e transporteSão PauloSegurança e Defesa Civil

Acidente aéreo: avião PS-VPB da VOEPASS, voo 2283, caiu em Vinhedo, interior de São Paulo

Compartilhe essa notícia!

A VOEPASS Linhas Aéreas confirmou a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283, operado pelo avião PS-VPB, nesta sexta-feira, na região de Vinhedo, interior de São Paulo. A aeronave decolou de Cascavel-PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos-SP, transportando 58 passageiros e 4 tripulantes.

Segundo informações preliminares das autoridades, a aeronave caiu dentro do condomínio Residencial Recanto Florido (aproximadamente nas coordenadas de GPS -23.049695204540573, -47.01981215740625). O avião não atingiu nenhuma residência e não causou vítimas em solo. No entanto, autoridades locais informam que não há sobreviventes entre os passageiros e tripulantes a bordo.

Imagens do local mostram a aeronave em posição vertical, sugerindo uma possível falha nos motores durante a queda. A VOEPASS, por meio de um comunicado, informou que todos os recursos foram mobilizados para apoiar os envolvidos e que ainda não há confirmação sobre as circunstâncias exatas do acidente.

Queda do voo 2283, da VOEPASS. Video: Foto: Reprodução / Internet.

A companhia aérea também disponibilizou uma linha telefônica (0800 941 9712), funcionando 24 horas por dia, para fornecer informações aos familiares, passageiros e colaboradores.

A empresa aérea substituiu o primeiro comunicado publicado por um novo comunicado, no qual incluiu a informação da aeronave PS-VPB, um ATR-72, que sofreu a queda, decolou “sem nenhuma restrição operacional”. O novo comunicado pode ser conferido a seguir.

As investigações sobre as causas do acidente já foram iniciadas pelas autoridades competentes. Ainda não há definição das caudas do acidente.

Em seu website, a VOEPASS publicou:

FAMILIARES DE PESSOAS A BORDO DO VOO ENVOLVIDO EM OCORRÊNCIA
Caso necessite de auxilio ou informações sobre o ocorrido, contate nossa central de atendimento.
+55 (16) 4000-1777 ou +55 (16) 3514-7194

NOTA ATUALIZADA 15h41

09 de agosto de 2024

A VOEPASS Linhas Aéreas informa a ocorrência de um acidente envolvendo o voo 2283- avião PS – VPB, nesta sexta-feira, dia 09 de agosto, na região de Vinhedo/SP. A aeronave decolou de Cascavel/PR com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo.

A VOEPASS acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo.

A Companhia está prestando, pelo telefone 0800 9419712, disponível 24h, informações a todos os seus passageiros, familiares e colaboradores.

A VOEPASS Linhas Aéreas informa que a aeronave PS-VPB, ATR-72, do voo 2283, decolou de CAC sem nenhuma restrição operacional, com todos os seus sistemas aptos para a realização do voo.

FAMILY OF FLIGHT PASSENGERS INVOLVED IN THE EVENT
If you need assistance or information about the event, please contact us at the number below.
+55 (16) 4000-1777 or +55 (16) 3514-7194

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informa que foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da VOEPASS, de matrícula PTB 2283.

Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) e do 4º Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV) realizarão a “Ação Inicial da Ocorrência”. 

Em evento de lançamento ao mar da Fragata Tamandaré, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comunicou a queda da aeronave e pediu um minuto de silêncio pelas vítimas. O vídeo fou publicado em rede social.

O governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, também se manifestou sobre o acidente. Em rede social, escreveu:

Equipes do Corpo de Bombeiros, @PMESP e @defesacivilsp já estão no local da queda do voo 2283- avião PS – VPB, da VOEPASS Linhas Aéreas, ocorrido no início da tarde em Vinhedo. A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) e a Polícia Civil estão mobilizadas no resgate das vítimas e equipes do Instituto Médico Legal (IML) foram encaminhadas ao local para reforço. O @governosp vai prestar todo o suporte e divulgar todas as informações necessárias. Minha solidariedade a todas as vítimas e afetados por essa tragédia.

error: Não é possível copiar.