Bandeira tarifária de dezembro será verde, anuncia ANEEL
[Foto: Ilustrativa]
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou na sexta-feira (29/11) que a bandeira tarifária para dezembro será verde. A decisão reflete uma melhora significativa nas condições de geração de energia no país, o que elimina a cobrança adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos, vigente em novembro sob a bandeira amarela.
A mudança beneficia todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional. O anúncio, segundo a Angência, é resultado de um período chuvoso mais intenso, que favoreceu a geração de energia hidrelétrica, menos custosa que as termelétricas, frequentemente acionadas em períodos de baixa nos reservatórios.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela ANEEL em 2015 para informar os consumidores sobre as condições de geração de energia e os custos associados. Em 2024, a bandeira verde vigorou entre agosto e julho, mas alternou com as bandeiras amarela e vermelha nos meses seguintes, em função de mudanças climáticas e na capacidade de geração elétrica.
Embora as condições atuais permitam a redução de custos na conta de luz, especialistas alertam para a necessidade de manter práticas de consumo consciente. Medidas como evitar o desperdício e utilizar aparelhos elétricos de forma responsável contribuem para a sustentabilidade do setor e ajudam a evitar novos períodos de bandeiras tarifárias mais elevadas.
*Com informações de ANEEL