Rio de JaneiroSaúde

SES-RJ reforça recomendação para vacinação bivalente contra a Covid-19 após caso confirmado da subvariante Éris no Rio de Janeiro

[Foto: Alissa Eckert, MS, Dan Higgins, MAM]

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) está recomendando que todas as pessoas tomem a vacina bivalente contra a Covid-19 como medida de prevenção, incluindo a subvariante Ômicron EG.5.1.3, também conhecida como Éris. O secretário de estado, Dr. Luizinho, enfatizou a importância da vacinação e encorajou as pessoas a procurarem um posto de saúde próximo para receber a vacina.

Além disso, a SES-RJ emitiu uma nota técnica com recomendações aos municípios. A orientação é que as unidades de pronto atendimento realizem teste rápido de antígeno em pacientes com sintomas de Síndrome Gripal. A cada cinco testes rápidos positivos, uma amostra deverá ser encaminhada para exame RT-PCR. Para pacientes com necessidade de internação, a SES recomenda o exame RT-PCR.

O secretário Dr. Luizinho ressaltou que as UPAs da rede estadual de saúde já haviam aumentado a testagem para Covid-19 desde agosto. A medida foi adotada após a identificação de um aumento na taxa de positividade de exames RT-PCR entre julho e agosto. Agora, a recomendação foi estendida a todas as unidades de saúde de pronto atendimento da rede pública.

O primeiro caso da subvariante Éris foi notificado ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância da SES-RJ na noite de terça-feira (29/08) e confirmado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O caso foi investigado pela equipe do CIEVS-Rio, da Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro.

Desde 2021, a SES-RJ tem realizado o envio de amostras para a Vigilância Genômica do Estado para monitorar a doença e as variantes responsáveis pela contaminação. Os dados estão disponíveis no Painel do Monitora RJ, da Vigilância Genômica da SES-RJ, no endereço https://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html.

Com informações do Núcleo de Imprensa do Gov RJ.

error: Não é possível copiar.