BrasilPolíticaRio de Janeiro

Senadores visitam hospital de campanha e áreas atingidas pela calamidade no Rio Grande do Sul, prometendo apoio

[Foto: Ricardo Stuckert / PR]

Nesta quinta-feira (23/05), senadores da Comissão Temporária Externa para o enfrentamento da calamidade no Rio Grande do Sul realizaram uma diligência no estado, visitando um hospital de campanha e um abrigo para pessoas afetadas pelas recentes enchentes. A iniciativa teve como objetivo verificar as principais necessidades locais e encaminhar essas prioridades à Presidência do Senado e às lideranças da Casa.

Os parlamentares participaram de uma audiência com o governador Eduardo Leite, prefeitos e outras autoridades estaduais. Durante o encontro, o governador apresentou uma série de reivindicações, destacando a necessidade de aportes do governo federal para compensar as perdas de arrecadação e recuperar a capacidade de investimentos do estado. Segundo Leite, a suspensão das parcelas da dívida com a União, embora importante, não é suficiente para superar a atual crise.

A Lei Complementar 206, de 2024, prevê a suspensão do pagamento de 36 parcelas da dívida do Rio Grande do Sul com a União, totalizando R$ 11 bilhões, que devem ser aplicados em ações de enfrentamento da calamidade. No entanto, Leite argumentou que o impacto na arrecadação estadual, estimado em mais de R$ 11,5 bilhões nos próximos sete meses, exige um aporte adicional do governo federal, similar ao realizado durante a pandemia, para compensar as perdas e permitir novos investimentos.

O presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), recebeu um documento do governador detalhando essas reivindicações e se comprometeu a entregá-lo ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Paim afirmou que o governo federal está empenhado em ajudar o Rio Grande do Sul e que os senadores farão tudo ao seu alcance para apoiar o estado. Nos próximos dias, as demandas serão levadas ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e discutidas com o colégio de líderes.

“Queremos ouvir os prefeitos e o governador para entender como podemos ajudar e levaremos essas informações ao Congresso. Na próxima semana, conversaremos com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e com o colégio de líderes. Há diversos projetos de iniciativa de inúmeros senadores que vamos apresentar ao presidente Rodrigo Pacheco”, declarou Paim.

Durante a visita, os senadores também acompanharam a entrega de donativos arrecadados pela Liga do Bem, um grupo de voluntários do Senado, aos desabrigados. A ação reflete o compromisso do Senado em apoiar diretamente as vítimas da tragédia e buscar soluções para a recuperação do estado.

Com informações da Agência Senado.

error: Não é possível copiar.