Senador Eduardo Girão pede impeachment de ministro do STF
[Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado]
Em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (24/04), o senador Eduardo Girão (Novo-CE) expressou preocupações sobre o que considera possíveis ameaças à democracia brasileira, destacando uma suposta influência do Judiciário nas eleições. Girão solicitou que o Senado dê seguimento ao processo de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
Girão mencionou declarações atribuídas a Moraes em uma entrevista à CNN, que, segundo o senador, indicam uma “escalada autoritária”. De acordo com Girão, Moraes teria expressado preocupação com o “avanço conservador do Senado nas eleições de 2026, com risco de fazer o presidente da Casa em 2027”.
O senador alegou suposta interferência do Judiciário nas questões políticas e questionou se isso seria compatível com a democracia. Girão também criticou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por, segundo ele, comportar-se como um “verdadeiro partido político” nas eleições de 2022, ao proibir a divulgação de posições sobre aborto e amizades com ditadores.
O pronunciamento de Girão reflete a atual polarização política e as tensões entre os poderes no Brasil
Com informações da Agência Senado.