Santa CatarinaSaúde

SC registra três primeiros casos de Febre Oropouche no estado

Três casos de Febre do Oropouche foram confirmados em Botuverá, município situado no Médio Vale do Itajaí, no estado de Santa Catarina, após análise laboratorial realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES-SC) e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Os exames, encaminhados pela SMS para um laboratório particular, revelaram a presença do vírus nas amostras coletadas em 25 de abril.

Os pacientes manifestaram sintomas entre os dias 10 e 15 de abril, com um quadro clínico inicialmente semelhante ao da dengue. No entanto, diante da persistência dos sintomas e da ausência de confirmação para dengue, as amostras foram submetidas ao diagnóstico de Febre do Oropouche. Os pacientes afetados têm idades entre 18 e 40 anos e não registraram histórico de deslocamento para fora do Estado.

A SES-SC e a SMS de Botuverá estão monitorando de perto a situação e avaliando a possibilidade de validação do diagnóstico pelos laboratórios de referência nacional, conforme orientação do Ministério da Saúde. Paralelamente, foram iniciadas investigações epidemiológicas para mapear o cenário da doença no município.

Como parte das medidas preventivas, o Estado e o município informaram que estão implementando uma série de ações complementares. Isso inclui a organização e sistematização das informações dos casos suspeitos e confirmados, como deslocamentos e sintomas, além da coleta de vetores. Amostras de outros pacientes serão encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina para testagem, visando fortalecer a vigilância e controle da Febre do Oropouche na região.

Febre Oropouche

De acordo com informações do Ministério da Saúde, a Febre do Oropouche (FO) é uma enfermidade provocada por um arbovírus. A transmissão da doença ocorre principalmente por meio de mosquitos, sendo o Culicoides paraensis, popularmente conhecido como maruim ou mosquito-pólvora, o vetor principal. No entanto, outros mosquitos também já foram associados à transmissão do vírus, como o Culex quinquefasciatus.

Sintomas da Febre Oropouche

Semelhantes aos sintomas da dengue, as manifestações provocadas pelo vírus da Febre do Oropouche incluem:

  • Dor de cabeça;
  • Dores musculares;
  • Náusea e
  • diarreia.

Em casos mais graves, a doença pode evoluir para quadros de manifestações hemorrágicas. Atualmente, não há disponível vacina ou tratamento específico para a Febre do Oropouche.

error: Não é possível copiar.