Eventos, Lazer e TurismoRio de JaneiroSegurança

Saab apresentou soluções de defesa na LAAD 2023

[Foto: Aline Alvim / GE]

A Saab, empresa líder em tecnologias de defesa e segurança, apresentou soluções de defesa altamente tecnológicas durante a LAAD Defence & Security 2023, realizada entre os dias 11 e 14 de abril no Rio de Janeiro. Com destaque para o caça Gripen e o sistema de defesa antiaérea MSHORAD, a Saab apresentou um amplo portfólio de soluções aéreas, terrestres e navais de última geração.

A empresa mantém parceria com as Forças Armadas brasileiras e busca ampliar sua atuação estratégica na região.

O caça Gripen E, denominado F-39 Gripen pela Força Aérea Brasileira (FAB), foi um dos grandes destaques da Saab na LAAD. A aeronave é símbolo do maior programa de transferência de tecnologia da Suécia para o Brasil, com grande contribuição para o desenvolvimento da indústria de defesa nacional.

Outro grande destaque da Saab na LAAD foi o sistema de defesa antiaérea móvel de baixa altura (Mobile Short-Range Air Defense – MSHORAD), uma solução de defesa antiaérea com alto grau de mobilidade para acompanhar tropas mecanizadas e blindadas em deslocamento, que combina uma ou mais unidades de tiro RBS 70 e um radar Giraffe 1X, interligados ao Sistema de Comando e Controle (C2) da Saab. A Saab demonstrou a possibilidade de integração de uma unidade de tiro RBS70 NG à Viatura Blindada de Transporte de Pessoal Média Sobre Rodas (VBTP MSR) Guarani, do Exército Brasileiro.

Em reunião com membros da imprensa, realizada dia 13, em seu stand na LAAD, a empresa apresentou uma visão geral do seu caça de treinamento T-7, que é um avançado sistema de treinamento de pilotos militares que promete alta qualidade e eficácia no treinamento. Entre suas características está a versatilidade, o sistema de controle de voo fly-by-wire, o excelente desempenho em altas e baixas velocidades e seu sistema de simulação avançado, que permite a reprodução realista de diferentes cenários de treinamento e missões

O T-7 possui ainda sistemas de navegação modernos, sensores avançados e estrutura modular e escalável, permitindo a customização de acordo com as necessidades específicas dos operadores.

Além desses destaques, o público presente pôde conhecer de perto outras soluções, como os sistemas de combate terrestre da Saab como o Carl-Gustaf® M4, a nova geração do armamento portátil e multifuncional usado na proteção de tropas e instalações em combate, e o NLAW, um sistema de míssil antitanque, ambos utilizados em inúmeros países integrantes da OTAN em suas operações.

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.