EducaçãoRio de Janeiro

Rio oferece aulas gratuitas de português para imigrantes e refugiados

[Foto: Beth Santos / Prefeitura do Rio]

Uma iniciativa da Secretaria especial de Cidadania, em parceria com o CORE Response, abriu inscrições, através do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI-RIO), para cursos de português, em níveis iniciante, intermediário e avançado para imigrantes refugiados e apátridas. As aulas são gratuitas e tiveram início nesta quarta-feira (25/01), sendo ministradas no prédio do Mercado Popular Leonel de Moura Brizola, no bairro Gamboa, Rio de Janeiro. De acordo com a Prefeitura do Rio, os pais que estiverem com filhos, poderão deixar as crianças com uma cuidadora, que estará no local, durante o momento das aulas.

O CRAI-RIO é um centro inaugurado pela Secretaria especial de Cidadania do Rio de Janeiro e busca apoiar os imigrantes, refugiados e apátridas recém-chegados ao Rio de Janeiro, através de oferta de assistência social, educação e desenvolvimento econômico. No local são oferecidos, também, assistência jurídica para processos de regularização migratória e obtenção de documentação e assistência social que visam reduir a vulnerabilidade, além de incentivar a integração social, incluindo as aulas de português e inclusão digital.

Segundo a Prefeitura do Rio, o espaço irá, também, disponibilizar dormitórios emergencias para acolher os imigrantes, refugiados e apátridas que estejam em situação de extrema vulnerabilidade.

Para o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura, o CRAI é um espaço que defende o direito dos imigrantes e refugiados e presta assistência social oferecendo ferramentas de capacitação e integração.

“Defender o direito dos migrantes e refugiados que chegam ao nosso país deve ser um compromisso de todos nós. No Rio, o CRAI é um espaço para esse apoio, que além da assistência social oferece ferramentas de capacitação e integração”, disse o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.

As incrições para o curso de Português como Língua de acolhimento deverão ser realizadas através de um formulario online. (Acesse aqui o formulário).

Deixe um comentário

error: Não é possível copiar.