Rio de Janeiro receberá encontro de chefes de estado do G20 em 2024
[Foto: Richard Souza / AN]
A cidade do Rio de Janeiro sediará a cúpula do G20, que reunirá chefes de Estado das principais economias do mundo. O evento está programado para acontecer em novembro de 2024, segundo divulgado pelo governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.
De acordo com o governador, o encontro contará com a presença de 20 integrantes do grupo, além de dez nações que serão convidadas, incluindo Paraguai e Uruguai, que juntamente com Brasil e Argentina integram o Mercosul.
É oficial! O RJ sediará o encontro da cúpula dos chefes de estado do G20 no próximo ano. As 20 maiores potências econômicas mundiais estarão reunidas e, serão convidadas mais 10 nações, totalizando 30.
— Cláudio Castro (@claudiocastroRJ) May 9, 2023
O G20 é composto por 19 países e a União Europeia, sendo que a presidência do grupo é rotativa e a nação que presidirá a cúpula é responsável por sediar o evento anual. Em 2023, a presidência será da Índia e o encontro acontecerá em Nova Délhi, capital do país, nos dias 9 e 10 de setembro.
Em dezembro de 2023, a presidência passará para o Brasil, tornando-o responsável por sediar o encontro do G20 em 2024.
O prefeito do Rio, Eduardo paes (PSD) também comemorou a escolha da cidade como sede da cúpula em 2-24 e elogiou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu avisei que o homem gostava e faria de tudo para ajudar o Rio! Tá aí! Valeu @LulaOficial“, publicou o prefeito.
G20
O G20 é uma organização que reúne ministros da Economia e presidentes dos Bancos Centrais de 19 países e da União Europeia, que juntos representam cerca de 80% de toda a economia global. Os países membros são: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.
O Grupo foi fundado em 1999 após uma crise financeira asiática, para reunir, em um fórum, os Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais, a fim de discutirem questões econômicas e financeiras globais. Em 2008, o encontro passou a ser elevado ao nível de Chefes de Estado/Governo, em decorrência da crise econômica e financeira mundial ocorrida em 2007, sendo designado em 2009 como o “principal fórum para a cooperação econômica internacional”.
Os membros do G20 são:
- África do Sul
- Alemanha
- Arábia Saudita
- Argentina
- Austrália
- Brasil
- Canadá
- China
- Coreia do Sul
- Estados Unidos
- França
- Índia
- Indonésia
- Itália
- Japão
- México
- Reino Unido
- Rússia
- Turquia