Requerimento de moção de aplausos a Elon Musk é aprovado em comissão da Câmara dos Deputados
[Foto: Richard Souza / AN]
Na última sessão da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, um requerimento apresentado pelo Deputado Coronel Meira foi aprovado, recebendo subscrição de outros membros do colegiado. O requerimento propõe uma moção de aplausos e louvor a Elon Musk, dono da rede social “X” (antiga Twitter), por sua postura em relação ao que o requerimento define como “censura
política e infundada imposta pela justiça brasileira contra os usuários” do antigo Twitter.
Segundo o texto do requerimento, a iniciativa de Elon Musk em expor e enfrentar a suposta pressão judicial brasileira, supostamente liderada pelo Ministro do STF Alexandre de Moraes, para obtenção ilegal de dados de usuários da plataforma, foi vista como “coragem, respeito ao Estado de Direito e compromisso com a liberdade”. O Deputado Coronel Meira ressaltou a necessidade de reconhecer e louvar essa postura.
A proposta recebeu apoio de diversos parlamentares, incluindo Sargento Fahur, Coronel Assis, Gilvan da Federal e General Pazuello. No entanto, houve um voto contrário, do Deputado Glauber Braga, indicando divisão de opiniões dentro da comissão em relação ao tema.
A atuação de grandes empresas e figuras públicas como Elon Musk continua a despertar debates acalorados sobre a relação entre tecnologia, liberdade de expressão e soberania nacional.
O requerimento pode ser conferido, na íntegra, clicando aqui.